Novas versões do Firefox e do Opera foram lançadas. As duas corrigem falhas críticas que podem causar overflows (estouros de memória). A nova versão do Firefox, 1.5.0.2, corrige um total de 7 falhas, sendo 5 “Críticas”, uma de risco “Alto” e uma de risco “Moderado”. Já a versão 8.54 do Opera atualiza a versão do Flash para corrigir o problema crítico encontrado no plugin.

O Firefox pode ser baixado no site oficial do Firefox no Brasil e o Opera em Português também já pode ser baixado no site oficial do Opera.

A atualização é altamente recomendada, já que as ambas as novas versões corrigem falhas que podem executar código malicioso no sistema. Isso significa que explorar uma dessas falhas com sucesso poderia permitir a instalação de vírus e outros arquivos indesejados no computador.

Apesar de que esses navegadores ainda não são exploradas ativamente na web, o aumento da popularidade pode torná-los um alvo interessante para os criadores de vírus. Atualmente, muitas das infecções de spywares e softwares indesejados ocorrem através de falhas no navegador da Microsoft, o Internet Explorer, que segura uma enorme fatia do mercado de navegadores.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.