O site de segurança CastleCops [castlecops.com] está sofrendo um ataque de negação de serviço, mas parece estar novamente online neste momento. O site mantém o esquadrão do PIRT, uma iniciativa conjunta com a Sunbelt Sotware, cujo objetivo é derrubar sites de phishing que imitam sites de bancos e outras organizações para roubar dados dos usuários.

A iniciativa provavelmente irritou os criminosos que “trabalham” com isso, resultando no ataque (que consiste em enviar um número excessivo de requisições até o site cair).

“Gostaríamos de agradecer a todos os nossos membros e pesssoas que enviaram relatórios sobre phishing para nós. Parece que estamos fazendo algo certo”, diz o comunicado publicado no site sobre o ataque.

Além do PIRT, o site hospeda um fórum de segurança, notícias, artigos, um wiki e várias bibliotecas de arquivo, que são usadas por especialistas e usuários para melhorar o desempenho da máquina e também para a remoção de vírus e trojans. As listas do CastleCops são uma referência freqüente para todos nós aqui da equipe, tanto que estamos com uma iniciativa de traduzir a Biblioteca de Inicialização.

Estou torcendo para que o CastleCops consiga se recuperar dessa situação e volte a operar normalmente.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.