A F-Secure publicou em seu blog uma pequena nota sobre um adware prova de conceito para Mac OS X. O adware é capaz de abrir uma janela do navegador com propagandas quando qualquer aplicativo for aberto, sem precisar de direitos administrativos para se instalar.

Provas de conceito são pequenos programas que provam que algo é possível de se fazer, geralmente com o objetivo de demonstrar uma técnica específica. O adware em questão provavelmente nunca será usado ou encontrado na Internet por usuários de Mac — é apenas um código de laboratório feito para testes.

A F-Secure não dá detalhes sobre a técnica utilizada. “Vamos apenas dizer que bibliotecas de sistema não deveriam ser instaladas sem a confirmação do usuário”, escreveu um especialista antivírus da empresa no blog, que termina: “É mais fácil de se fazer do que no Windows. Afinal, é um Mac.”

Mesmo no Windows, adwares não precisam explorar nenhuma brecha para operar, apenas para se instalar. Alguns adwares são instalados por usuários que clicam em “Sim” ou “Executar” em janelas de download ou junto com programas “gratuitos”, sem a necessidade da utilização de qualquer vulnerabilidade. Não é surpreendente que o mesmo possa ser feito no Mac — basta que os usuários do sistema da Apple tolerem aplicativos desse tipo.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

2 comentários

  1. É como eu sempre digo. Basta começar a ficar popular que os virus/trojans/adwares/spywares aparecem. Para mim, não existe sistema seguro, existe sistema pouco popular!

    Curtir

  2. o certo é que nenhum sistema e seguro.
    qualquer um esta vulneravel a ataques.

    Curtir

Os comentários estão encerrados.