O domínio antispyware.com foi vendido na última quarta-feira (27/12) para a SpywareBot por 550 mil dólares americanos. A venda não inclui nenhum produto ou servidor usado pelo dono anterior, apenas o nome “antispyware.com”. Tanto os donos antigos como os novos são responsáveis pelo desenvolvimento e distribuição de anti-spywares fraudulentos.

O MVP (Microsoft Most Valuable Professional) em segurança e webmaster TeMerc publicou um pequeno teste do novo programa que será vendido pelo site antispyware.com. De acordo com TeMerc, o programa foi incapaz de detectar 4 pragas muito comuns e fez alterações ao arquivo HOSTS que não deixaram o sistema mais seguro.

O valor pago pelo domínio ilustra o potencial de vendas que um nome na Internet tem e é conseqüência do crescimento do mercado de anti-spyware. Este crescimento rápido gerou diversos desenvolvedores golpistas que distribuem programas que não funcionem de forma satisfatória. Para saber mais, veja o artigo Os anti-spywares fraudulentos »

No início do mês, responsáveis por um anti-spyware desse tipo foram multados em um milhão de dólares e obrigados a reembolsar os consumidores que decidirem ter seu dinheiro de volta.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

One Comment

  1. De fato existem inúmeros programas que dizem realizar a tarefa de eliminar Spywares, e não cumprem com o q dizem.

    Os confiáveis são os q notoriamente nós conhecemos:

    Ad-Aware, a-squared e Windos Defender, junto com o Spy Sweeper e o Spyware Doctor. Lembro tb do ótimo ewido Anti-Spyware excelente taxa de detecção. E outro q recomendo bastante e tem se mostrado mui eficiente é o NoAdware, o mesmo possui atualização diária e é bem eficiente em detectar e eliminar estas pragas digitais. Forte abraço à todos.

    Curtir

Comentários encerrados.