Vídeo: Banker em Ação

/st/script/banker-em-acao.js

Descrição do Vídeo

  • 0:15 — Sistema é um Windows XP com Service Pack 2 instalado. Note que nenhum outro patch foi aplicado, portanto este sistema ainda está desatualizado.
  • 0:30 — Log do HijackThis com apenas duas entradas do Java, uma do Windows e uma do Windows Live Messenger.
  • 0:40 — Pasta System32 inicial.
  • 1:00 — Demonstração de que o usuário do Gaim está na lista de contatos do Windows Live Messenger e vice-versa. (Gaim é um software de código aberto que permite o acesso ao MSN e outros serviços de mensagem instantânea.)
  • 1:27 — Há apenas dois contatos no Windows Live Messenger.
  • 1:50 — Recebimento da mensagem infectada de um dos contatos e clique no link malicioso. O MSN usado para o envio do vírus é o MSN do AntiVirus Safe, da Linha Defensiva, mas não há risco em adicionar esta conta no seu MSN. É importante ressaltar também que todos os computadores infectados enviam mensagens iguais, como você poderá ver mais adiante.
  • 2:10 — Janela do Internet Explorer abre. Um código malicioso é executado sem a autorização do usuário e novos processos e arquivos começam a ser instalados no sistema. Se quiser saber mais sobre isso ocorre e se proteger, veja nossa matéria sobre o assunto.
  • 3:00 — Mesmo após o fechamento do Internet Explorer, os arquivos maliciosos continuam no sistema. A máquina está infectada.
  • 3:05 — A janela do Windows Live Messenger se fecha para esconder o fato de que a praga digital acabou de enviar a mensagem de infecção para seu contato.
  • 3:30 — O recebimento da mensagem maliciosa é confirmado com um pop-up do Gaim apresentando nova mensagem. O usuário do Gaim poderia ser qualquer contato da vítima, que receberia a mensagem e a passaria adiante caso clicasse na mesma. Nesse caso, a mensagem foi enviada para o mesmo computador apenas para demonstrar o funcionamento da praga, mas, na prática, apenas computadores remotos pertencentes aos amigos da vítima receberiam a mensagem maliciosa.
  • 4:15 — Novo relatório do HijackThis mostra alterações resultantes da infecção.
  • 4:30 — Novos arquivos foram criados pelo vírus na pasta System32.
  • 5:07 — É possível ver que o arquivo Estra.exe, instalado pela praga, possui na memória referências a bancos como Itaú, HSBC, Unibanco, Banespa e outros.

    Nota Importante: Diversos outros bancos, lojas e sites também são alvos deste tipo de praga. Os alvos mudam dependendo de qual delas está no sistema, pois existem muitas delas. O Banco do Brasil e o Citibank, por exemplo, foram alvos de outra praga do mesmo gênero que circulou esta semana.

  • 5:40 — Durante ao acesso ao site do Itaú [poderia ser qualquer outro], o Internet Explorer é fechado e uma janela com um falso navegador é aberta. Essa janela falsa é capaz de roubar os dados que o usuário digitar e, nesse caso, é facilmente identificada pela troca do ícone presente no canto superior esquerdo. Usar navegadores falsos é uma técnica antiga que foi divulgada em agosto de 2006. Como a janela é falsa, clicar em “Ajuda”, ao invés de mostrar o menu de ajuda, resulta no travamento do vírus, mostrando a instabilidade das pragas.
  • 6:30 — O BankerFix é executado. Ao término da análise a ferramenta afirma que arquivos infectados foram removidos, ressaltando o cuidado que se deve ter na abertura de links em mensagens de e-mail, Orkut e MSN.
  • 7:20 — O log do HijackThis está novamente igual ao primeiro.
  • 7:40 — O relatório do BankerFix mostra que vários arquivos foram removidos.

A Linha Defensiva reforça que o vídeo não tem a intenção de mostrar que um banco é mais ou menos seguro do que outro. O objetivo do vídeo é apenas exemplificar como funciona a praga digital que rouba suas senhas.

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.

1 comentário

  1. Renato Moraes 19/01/2007 às 22:29

    Excelente artigo, mostrando alem de tudo o quanto o Microsoft Internet Explorer é frágil e como é simples e rápido ser infectado por uma praga. Muita gente simplesmente não tem noção do risco que corre ao clicar em qualquer link.

    Certamente será de ótima ajuda para alertar qualquer pessoa que chegue até essa pagina.

    Mais uma vez a Linha está de parabens pelo ótimo trabalho feito com as noticias, artigos e informativos do site.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.