O programador Alex Ionescu revelou no último domingo (28/01) que é possível burlar a limitação imposta na execução de drivers não-assinados no Windows Vista. A quebra torna possível, por meio do uso de drivers especiais, a cópia do conteúdo de áudio e vídeo que passa pela memória do computador. A limitação faz parte do conjunto de proteções antipirataria do novo sistema da Microsoft.

A proteção contra drivers não-assinados é só uma das várias limitações impostas pelo Protected Media Path (PMP), um conjunto de medidas de DRM [Digital Rights Management] do Windows Vista. Esta limitação busca reduzir ou impossibilitar a capacidade do usuário de executar conteúdo multimídia caso drivers não-assinados estejam presentes no computador. Um driver é um programa especial que geralmente é executado no kernel, o coração do sistema operacional, tendo acesso a todos os dados processados pelo Windows.

A maioria dos drivers possui uma assinatura digital que certifica que aquele driver é legítimo. Drivers maliciosos (como os de vírus) ou outros drivers úteis utilizados por freewares não possuem uma assinatura. A Microsoft promoveu as checagens por drivers não-assinados como recurso de “segurança” do sistema, porém muitos, inclusive Ionescu, acreditam que as limitações são apenas parte de recursos antipirataria.

Ionescu descobriu um meio para executar código no kernel sem utilizar drivers não-assinados, mas não publicou detalhes sobre como isso pode ser feito. Em seu blog, admitiu possíveis limitações do seu método, mas afirma que qualquer proteção adicional que a Microsoft colocar poderá ser quebrada. Ele antecipou o uso de vários recursos de segurança que a Microsoft pode implementar e possíveis meios de anulá-los.

O programador tem medo de sofrer um processo judicial caso publique os detalhes. “A Microsoft afirma que as assinaturas de drivers servem para combater programas maliciosos e aumentar a estabilidade do sistema, então se me processaram usando o DMCA [lei antipirataria norte-americana], não seria isso uma admissão de que as assinaturas são uma ferramenta contra a infração de direito autoral?”, questiona Ionescu em seu blog.

Alex Ionescu é programador desde os 8 anos de idade e está atualmente envolvido com a programação do kernel do ReactOS. O ReactOS é um sistema ainda em fase inicial que busca rodar aplicativos do Windows XP nativamente, dando aos usuários uma alternativa gratuita ao Windows.

Atualizado [09/04] — Ionescu publicou nota em seu blog afirmando que seu método não funciona como previsto, pois necessita de um parâmetro de inicialização do kernel. De acordo com Ionescu, a Microsoft lhe informou que este parâmetro faz com que o sistema inicie em um modo de “funcionalidade reduzida”, inutilizando o truque.

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.

122 comentários

  1. A quebra de recursos de DRM de alguns produtos só demonstra que DRM é feito para limitar o uso desses produtos por quem quer utiliza-los “legalmente”, sem utilizar softwares, filmes ou musicas piratas, pois quem quer utilizar produtos piratas simplesmente irá procurar algum meio de burlar o sistema de DRM. Tem um artigo muito bom falando sobre isso em http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=20&id=216.

    Curtir

    Responder

  2. James Russel 30/01/2007 às 10:44

    Alex Ioescu Obrigado

    Curtir

    Responder

  3. Creio nessa mesma possibilidade. Uma informação de tom muito “inseguro”. E não é de hoje que a MS tenta monitorar as assinaturas de drivers.

    Curtir

    Responder

  4. Esse é o cara….

    Curtir

    Responder

  5. Nelson G. Yoshinaga 30/01/2007 às 12:17

    É questão de tempo a possível quebra da assinatura digital por outros programadores. Para alívio da Microsoft, por enquanto essa quebra tem utilidade limitada.

    Não ficaria surpreso se algum cracker da India conseguisse o intento, mais como um desafio e não para burlar ou prejudicar a Microsoft.

    É um direito do desenvolvedor do SO resguardar-se e proteger suas criações e desenvolvimentos com assinaturas digitais. Qualquer um de nós faria o mesmo.
    E o jogo do gato e rato continua …

    Curtir

    Responder

  6. wilde tavares 30/01/2007 às 12:22

    Como ja era de se esperar, haveria quebra do sistema antipirataria do vista, isto não é novidade, pela velocidade que as coisas circulam, creio que dentro de alguns dias, teremos o vista em suas versões, sendo vedido a 10 reais em algum camelô!

    Curtir

    Responder

  7. Alex Zednik 30/01/2007 às 12:24

    De gênio e louco todo mundo tem um pouco, Bill Gates que o diga.
    Não por acaso deixou que “pirateássemos” a vontade o Windows 95 e os primeiros Offices. Desta forma acostumamos com a Microsoft e nos vemos agora em um beco com saídas muito pequenas, esta é a parte Gênio.
    A parte louca gerou alguns hackers, crackers e programadores capazes de burlar todo um esquema de segurança criado por uma enorme equipe e disponibilizar a todos no mundo as maneiras de como fazer isso.
    É Bill, todo criador tem suas criaturas.

    Curtir

    Responder

  8. David Barreto 30/01/2007 às 12:30

    Realmente, se houvesse mais seriedade no controle da pirataria não teriamos esse tipo de situação.

    Curtir

    Responder

  9. E eles querem que a gente pague quase 50% do valor de um computador novo, mas nunca mesmo…
    Alem de ter varios erros, td mundo sabe que poderia ser a um preço mais acessivel…

    Curtir

    Responder

  10. Adalberto Ribeiro Pereira 30/01/2007 às 12:32

    Por tudo que já li sobre o Windows Vista, não quero tê-lo nem de graça, por haver incorporado complicações que não visam os interesses dos usuários, mas apenas o da Microsoft. A Microsoft deveria combater a pirataria disponibilizando uma gama ampla de softwares a preços mais razoáveis. O Windows 2000 ainda é muito apreciado, mas não está mais à venda. Se estivesse, seria o primeiro a comprá-lo. Será que o XP também vai desaparecer? Essa falta de opções, associada aos preços exorbitantes é que estimula o uso de cópias ilegais. Ao invés de “decretar” a obsolescência de um produto, deixar de produzí-lo e substituí-lo por outro ainda mais caro, a Microsoft deveria ouvir os consumidores de todo o mundo antes fechar-lhes assim as portas, deixando-os sem o direito de opção. Que venham o Windows Vista e seus sucessores, não como opção única, sinônimo de imposição, de ditadura tecnológica tecnológica! Que a Microsoft um dia pase ao ouvir o cosumidor de software legal!

    Curtir

    Responder

  11. Dentro de dias apos o lancamento do Vista, milhares de formas de burlar a verificacao de assinatura vao surgir. A microsoft continua sendo hipocrita ao citar isso como medida de seguranca e estabilidade, e ainda por cima tentar processar qualquer um baseando-se em leis antipirataria.
    So a uma forma de diminuir a pirataria em qualquer pais: sendo realista, nao so a respeito de valores cobrados, mas com os usuarios tambem.

    Curtir

    Responder

  12. Paulo Fernando da Cunha 30/01/2007 às 12:38

    Para cada programador da Microsoft pensando em um meio de bloquear alguma coisa existem mil programadores no mundo procurando um meio de desbloquear. É uma batalha perdida.

    Curtir

    Responder

  13. Ja ouviram falar da expressao “cuspir no prato que come” …. pois e exatamente o que a Microsoft faz hoje em dia.. por bem ou mail as copias piratas de seus programas serviam como cobaias e outdor de seus sistemas , inclusive falhas e melhorias sao feitas sob este prisma, a pirataria ajudou o bill gattes e com certeza vai ajudar muito mais. Concordo com o nosso amigo aqui.. isso tudo ai sao recursos antipirataria.. agora que sao donos do mundo acham que nao precisam mais disso.. mas o mudo da voltas.. e com elas as ideias tambem….

    Curtir

    Responder

  14. Depois dessa, eu acredito que a política de proteção da Microsoft É uma violação dos direitos autorais. Bill Gates já fez isto no início de carreira (?), roubando a idéia de Steve Jobs (dono da Apple). Ou seja, você programa, a Microsoft burla, rouba o que há de melhor, deixa o que há de ruim, dá um toque “aboiolado” na coisa e tudo certo, registra a patente. O problema é que agora nem isto eles estão conseguindo fazer direito né…

    Curtir

    Responder

  15. Acredito que em mais alguns anos vai ficar impossível o controle dos Direitos Autorais. Ao adquirir um produto como o Vista, significa que o usuário têm o poder de propriedade no uso do Sistema Operacional. Ao usar e quebrar os recursos de segurança ele está infringindo uma lei contraditória, que ao mesmo pune àqueles que com o uso da sua inteligencia, talento, ousadia mas que também favorece a própria Microsoft, que tentará nos anos seguintes
    atualizar, otimizar, ou mesmo produzir novos softwares de segurança (produtos) para o seu lucro. Já imaginaram se não houvesse
    softwares e Sistemas Operacionais Piratas?

    A Democratização do Acesso da Tecnologia aconteceu em nosso país graças às cópias autorizadas ou até mesmo ao Windows XP. Porque eles ainda não pensaram em preços diferenciados à determinada faixa de usuários para que possam adquirir sistemas operacionais como o Vista Original? Aposto que eles garantiriam os Direitos Autorais, pois todos os usuários com certeza se o preço fosse accessível a todos não deixariam de adquirir um produto tão útil quanto o Vista.

    Todavia enquanto as grandes corporações de tecnologia investem pesado contra a Pirataria poderiam ganhar muito mais se favorecessem a aquisição de seus produtos a partir do poder de compra de cada consumidor no mundo. Ou seja quem pode mais paga mais, quem pode menos paga menos, e quem não pode também teria incentivos para adquirir a partir de uma política governamental que assegurem o direito à informatização à população brasileira e de todo o mundo.

    É triste saber que temos pessoas inteligentes como o programador Alex Ionescu , e que se arrisca a quebrar o recurso antipirataria para demonstrar que o Vista não é tão infalível no quesito. Realmente a microsoft produz ótimos sistemas operacionais, mas em nosso país temos um ótimo mercado e também mentes brilhantes que de uma forma ou de outra terminam por favorecer indiretamente para a hegemonia da microsoft . Eu pessoalmente se pudesse hoje estaria adquirindo o Vista Original, mas infelismente com a realidade salarial de professora não tenho o computador que gostaria de ter, pois o meu mesmo que adquirisse o Vista não poderia usá-lo pois a configuração mínima não dá para rodar o Vista.

    Curtir

    Responder

  16. Wilson Vieira 30/01/2007 às 12:48

    no Brasil os provedores de segurança , policia , legislativo , judiciario, executivo roubam o povo e as instituições privadas descaradamente .

    Curtir

    Responder

  17. Gostaria de saber mais sobre o ReactOS e achei muito errado essa de não aceitar drives não assinados…porque tem drives antigos que não possuem assinatura…e aí..??

    Curtir

    Responder

  18. Nada como pessoas capacitadas como Ionescu, para assim obrigar a Microsoft a rever seus produtos e principalmente seus preços.

    Parabéns Ionescu

    Curtir

    Responder

  19. esse eh o cara, jogou um balde de agua fria em cima do Bill Gates, mane que se acha dono do mundo e que seus programas sao unicos e inviolaveis, em vez de processa-lo porque nao contratam esse rapaz e lhe pagam um belo salario, assim talvez nao tenham de se preocupar com os caras que descobrem os furos que os ‘engenheiros” dele nao acham.

    Curtir

    Responder

  20. Como sempre, o Windows é um lixo. Bill Gates ficou falando, falando, falando sobre a “grande revolução” anti-pirataria que o Windows Vista proporcionaria e um programador que, provavelmente, não ganha 1 décimo do que recebe um programador da Microsoft, aparece do nada e prova que o que diz o Sr. Bill é a mais pura balela mercadológica que existe.

    Curtir

    Responder

  21. Existe uma previsão de quando esse sistema operacional, o ReactOS ficará disponível? Não há riscos da Microsoft alegar quebra de direitos autorais e impedir a distribuição do programa?

    Curtir

    Responder

  22. creio que a pirataria so exite porque os softers sao estremamente caros imagine um pc hoje custa em media r$1.200,00 e o soft operacional custa mais que a medade do pc acredito que que abaixando os preços ninguem arriscaria colocar um soft pirata em seu pc

    Curtir

    Responder

  23. Que ótimo! Tomara que o Ionescu continue usando os seus “poderes” para o “bem” (isto é, para fazer o ReactOS completamente operacional e open-source, grátis, etc etc etc). O monopólio da Micro$oft tem que acabar, e infelizmente, sou obrigado a reconhecer que o pessoal do Linux deu uma falhada braba em deixar o sistema mais amigável. Continuo usando Linux, porque ainda é o sistema operacional científico mais estável e eficiente. No entanto, em casa, o sistema operacional que uso é o XP que veio pré-instalado em meu computador. Good luck, Ionescu!

    Curtir

    Responder

  24. Sou contra qualquer tipo de cartelização, no entanto se voce tem custos com desenvolvimento e criação de um determinado objeto, nada mais justo do que defendê-lo. E quem paga caro para comprar, será que também é justo vê-lo perder por que seu vizinho tem um igual que saiu de graça. “O sapato só aperta do pé de quem calça”.

    Curtir

    Responder

  25. Mauricio Lorando 30/01/2007 às 13:31

    é lamentavel que vivamos num mundo em que se idolatre ‘quem quebra regras’, quem ‘burla sistemas’.. e quem insista em temas como ‘os poderosos devem se humilhar etc etc etc…’
    .
    burlar ‘sistemas, hoje, depois que um maluco chamado Bill Gates o criou há anos,.. não é tarefa de Gênio.. é tarefa de um idiota qualquer…
    .
    digamos que não existisse o sistema ‘mais atacado do mundo’…. o que teriamos no lugar ?
    .
    será que os Gênios da ‘burlagem’ têm capacidade para CONSTRUIR ALGO?…
    .
    é lamentavel, mas o conceito está todo errado.
    ..
    Está errado em insistir que DEVAMOS DESTRUIR O IMPERIO DO SR GATES….
    .
    Ele, em si,. nem precisa mais de nada disto !!!
    .
    Se a Microsoft for DESMONTADA !… o que restará?…

    (alguns dirão…’existirá espaço para novos criadores, e desenvolvedores… de sistema de código aberto..)
    (o proprio sistema ‘opcional’,.. pra ser SEGURO… tem que ser PAGO… então…. CADÊ O SISTEMA DE CÓDIGO ABERTO ?.. permitam-me RIR,.. E RIR MUUITO….
    .
    eu realmente Lamento por ‘tanta divulgação e endeusamento desses pequenos personagens que VIVEM QUEBRANDO REGRAS’
    .
    .
    Aternciosamente !
    Mauricio

    Curtir

    Responder

  26. Não vejo a hora de poder testar o ReactOS.

    Curtir

    Responder

  27. Alencar Leonardo 30/01/2007 às 13:34

    Interessante como as “solucoes” para burlar a seguranca sao rapidamente desenvolvidas. Acho muito importante esse tipo de quebra pois aumenta o desafio dos especialistas em seguranca, contudo nao vejo com bons olhos a incapacidade de se criar um sistema altamente seguro, pois isso significa que nao podemos confiar nas transacoes on-line de qualquer especie.

    Curtir

    Responder

  28. Wilton Ricardo 30/01/2007 às 13:34

    Isso, mostra a fragilidade do Windows, não adianta Bill gates só pensar em dinheiro, ao in´vés de investir no seus softwares, porque não adianat beleza sem segurança

    Curtir

    Responder

  29. se o valor aquisitivo desses produtos fossem de acordo com a nossa realidade, não seria necessario estarmos buscando formas de driblar os sistemas de segurança. e pelo que vemos, não só o sistema operacional esta sendo limtado ao maximo contra pirataria, softwares para navegar na internet e para reproduzir musica tb ja colocam barreiras, barreiras que tb ja podem ser dribladas.

    Curtir

    Responder

  30. Concordo com a garantia de direitos autorais, não por demagogia, ou por tentar se politicamente correto, mas pelo fato de que não é justo terceiros, ganharam dinheiro às custas de estudo e horas de trabalho alheia. Por outro lado o valor de alguns softwares é muito maior do que a realidade do mercado, por maior que seja o custo do desenvolvimento infra-estrutura, equipe, impostos ( principalmente ), o valor muitas vezes não se justifica.
    Não vou apontar essa ou aquela empresa, seja nacional ou estrangeira, mas quando esses valores forem re-vistos, o Brasil com certeza sairá do 4º lugar no ranking de pirataria. Hoje possuímos excelentes profissionais sejam programadores, designers, diagramadores, etc… Com certeza muitos, inclusive eu, já usou pelo menos uma vez na vida, software de cópia não autorizada, e conseguiu alguma parte de seu conhecimento atual, com esse deprimente recurso.
    Não creio que software free seja a saída, para a anti-pirataria, acho que seria uma idéia muito mais inteligente dar incentivos fiscais para as empresa criarem um bom software e consequentemente o grande público terá acesso à tecnologia.
    De que adianta o Governo criar computadores baratos se a “feirinha de software”, funciona em muitos estados do País a céu aberto?

    Curtir

    Responder

  31. Samuel Lindemberg 30/01/2007 às 13:42

    Penso que estes novos programas vem somente maquiados para que o consumidor seja obrigado a tê-los no receio de que seu sistema possa sofrer danos em virtude de outras versões mais antigas e até mesmo mais acessíveis de serem operadas por iniciantes. Certamente o custo dve ser altíssimo o que, ao invés de “facilitar o acesso aos meios da tecnologia moderna” servirá de um gancho maior para a pirataria, haja vista estar fora das possibilidades de compra de um usuário brasileiro. Isto só vem incentivar a Pirataria o que é lamentável em todos os sentidos. A Grande estratégia de marketing nos faz cada vez menores e insignificantes, porque somente alguns terão, pelo que se mostra nas reportagens. às novas tecnologias, isto denota à corrida à ganância dsenfreada e disfarçada de nova e excepcional tecnologia.

    Curtir

    Responder

  32. A quebra da segurança implica também na condição de maus elementos procurarem invadir as máquinas, isto não anula a possibilidade da Micro$oft gerar um código que iniba a pirataria. Uma forma, inteligente, de controlar-se a pirataria e quisá extinguí-la seria de colocar os produtos a preços realmente populares, a exemplo dos valores praticados nas “lojas bancas” encontradas em vários pontos da cidade. Haveria certa e precisa evasão do pirata, partindo-se integralmente para o legalizado.
    Algo a ser pensado e colocado em prática.

    Curtir

    Responder

  33. Rafael Batata 30/01/2007 às 13:57

    Programador desde aos 8 anos de idade? Onde ele estudava tinha aula de informatica logo no primiero ano de escola? Maior portal, mas os colunistas não prestam e nem sabem o que escrevem

    Curtir

    Responder

  34. Lausen Aguiar 30/01/2007 às 14:03

    Todo mundo sabe que o Windows é cheio de falhas, mas não adianta, a gente precisa dele, a gente não vive sem ele. É triste, mas é a realidade.

    Curtir

    Responder

  35. Não há necessidade de progrmas invasores. Basta somente baixar o preço que acaba a pirataria!

    Paulo Gondim

    Curtir

    Responder

  36. Pô meu o cara é bom mesmo!!! Mas vejamos esta descoberta não leva a crer que o windows seja facilmente violável, e todos nós sabemos que como todo grande programa o wind vista será atualizado sempre e sempre como os outros, buscando assim resolver os bugs e as falhas que por ventura forem descobertas, é uma pena, somente não ter sido descoberta pela própria empresa!

    Curtir

    Responder

  37. Tenho uma opniao sobre o assunto:
    A pirataria tem todo o lado ruim que conhecemos, mas se não fosse os cds da Santa Ifigenia o Brasil ainda estaria engatinhando no área de computação pessoal.
    Hj um faxineiro tem totais condiçoes de adquirir ser micro as vezes de hardware avançado para seu lazer e aprendizado.
    Se todo mundo tivesse que usar software original o mesmo micro custaria o dobro e desmotivaria a compra do mesmo.
    O mesmo acontece em todas as outras áreas. Veja os videogames, se nao fosse os cds piratas do Brasil, quase ninguem compraria o Play2, e muito menos o Play3.
    Então senhores fabricantes, baixem seus preços que compraremos mais.

    Curtir

    Responder

  38. Eu acho muito justo que os programadores encontrem maneiras de derrubar a Microsoft do seu pilar monopolista.Enquanto no nosso país mediocre tudo o que se adquire é absurdamente caro temos que sempre encontrar maneiras de baratear as coisas.Por isso não use nada Microsoft e sim use Linux.

    Curtir

    Responder

  39. Pois é, e vendem para nós por muito dinheiro os programas anti virus, anti pirataria, etc.

    Curtir

    Responder

  40. Ionescu – Tenho lindos apartamentos à venda no Real Parque – zona sul de São Paulo. Pare de mexer no seu micro e venha comprar o seu

    Curtir

    Responder

  41. Cara, não adianta, monopolismo tem que ser derrubado. Valeu Ionescu

    Curtir

    Responder

  42. Pedro Campos 30/01/2007 às 15:38

    era bom que o pessoal começasse usar a Linux ao invés da micrsoft, queria ver a microsoft ficar com antipirataria pra cima do povo.

    Curtir

    Responder

  43. Isso é ainda impossivel de se controlar mesmo

    ms ouvi falar que novos MALWARES estao pronto ara atacar o WINDOWS VISTA

    Aora que muitos esta começando a ter esse no SO,

    programadores fizeram esse virus exatamente pata atacar o vista

    Exatamente o que aconteçeu com o XP , milhões ficaram sem pc
    no primeiros meses do WIN XP

    Curtir

    Responder

  44. Acho que Os conteúdos deveriam ser publicados.Esta validação não tem sentido porque provavelmente, a Microosft busca fazer com que os demais fabricantes se unam a ela na Luta pela hegemonia do Windows.Assim, quem não corcordar com os limites da Microsft pode não ter um certificado para seus equipamentos.Acho um absurdo o preço do Windows Original e Uso pirata mesmo.Ao contrário dos demais analistas que afirmam que a versão pirata é limitada, comparei com o original e não ví mudanças.Se a Microsoft quiser combater a pirataria, terá que reduzir o valor do seu SO.Ao contrário, será um Mundo Inteiro de Profissionais contra a Gigante da Informática.
    Não há sentido incidir processo contra as publicações técnicas relativas a este assunto.

    Curtir

    Responder

  45. legal. tbm gostaria de ser programador desde os 8 anos de idade, mas fazer o q neh.
    mto inteligente esse cara, burlando a microsoft.
    e bom artigo tbm =]

    Curtir

    Responder

  46. É uma questão delicada realmente. Mas eu fico aqui torcendo para que haja mais softwares abertos, pois somos uma país pobre e nem consigo me imaginar sem ter acesso as ferramentas que tenho acesso hoje… e eu não teria como compra-las com o valos que elas possuem hoje.

    Curtir

    Responder

  47. Olha bem nada nesse mundo é serio vivemos em um mundo que o errado é certo fazer o que se chegou o apocalipse para quem não conhece é o fim dos tempos.

    Mais Nada

    Curtir

    Responder

  48. Wilson Niro 30/01/2007 às 15:51

    Acredito que ele não poderá ser processado por isso. O sistema operacional oferece segurança insegura, isto é, não funciona bem. Portanto é um problema do fabricante, ele sim está ilegal por produzir algo que não funciona com prometido.

    Curtir

    Responder

  49. Não importa o quanto seja investido pela industria de software conta a pirataria… SEMPRE , volto a dizer SEMPRE há uma saida, seja para a quebra da proteção.
    Precisamos começar a pensar em software livre, de uso público, como as alternativas LINUX por exemplo. Baixo custo, estabilidade e o melhor, LIBERDADE para fazer modificações.
    O windows por natureza é alvo de ataques, busca de falhas e quebra de segurança. Eu usaria LINUX ! Abraço.

    Curtir

    Responder

  50. angelo carbone filho 30/01/2007 às 15:52

    Com essas “palhaçadas” que a Microsoft faz a unica coisa que ela vai conseguir de retorno é a perda dos clientes de paises de 3º mundo como o Brasil para sistemas como o linux, já que nos Estados Unidos e na Europa o que manda é a Apple.
    Isso só reforça a entrevista feita na Super interssante deste mês com o dono da Apple que diz ..”O Bill Gates é só um nerd que pensa em numeros binarios e não se importa com os outros, enquanto a Apple pensa no que o ser humano quer”… comentando sobre o lançamento do Iphone, e o seu sucesso extrondozo mrsmo sendo um celular comum como tantos outros de outras marcas.

    Curtir

    Responder

Deixe uma resposta para Alex Leal Cancelar resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.