O site de segurança CastleCops (ex-ComputerCops) está completando seu quinto ano de existência. Ele é conhecido por gerenciar os grupos de resposta PIRT e MIRT. Estes grupos recebem denúncias de vírus e phishings e trabalham com autoridades, companhias de segurança e provedores de hospedagem para certificar que as ameaças sejam retiradas do ar antes mesmo que qualquer usuário se torne vítima.

O CastleCops já recebeu ameaças judiciais por parte de desenvolvedores de spyware que não gostam muito do termo, já que este atrapalha seus “negócios”. A CastleCops sempre publicou na íntegra as cartas de ameaças que recebeu e as respostas enviadas às companhias.

O site também foi vítima de uma ameaça de Leo Stoller, um norte-americano que vive do dinheiro ganho em processos e do licenciamento de “marcas”. Stoller disse que a palavra “Castle” (castelo, em inglês) era uma marca registrada e que o site deveria pagar para licenciar a palavra. A CastleCops não concordou e respondeu a Stoller que suas acusações não tinham base legal e que Stoller era conhecido por usar suas marcas de forma abusiva. Desde então, Stoller não ameaçou o site novamente.

Se as ameaças legais não fossem suficientes, o site também foi vítima de ataques de negação de serviço realizados por criminosos virtuais, que retiraram o site do ar algumas vezes. Estes ataques foram, provavelmente, a prova de que a CastleCops estava irritando os criminosos virtuais. “Parece que estamos fazendo algo certo”, dizia o comunicado publicado no site durante os ataques.

Para comemorar seus cinco anos de trabalho, o site está promovendo um sorteio que dará mais de 130 mil dólares em prêmios. Os prêmios, que variam de iPods e livros técnicos até licenças do Windows Vista Ultimate, foram todos doados e serão distribuidos aos membros do fórum que preencherem o formulário do sorteio. Se você quer participar, visite o site, faça seu cadastro em castlecops.com.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

One Comment

  1. O Linha Defensiva é o nosso CastleCops brasileiro :-)
    O site oferece muita informação e ajuda aos usuários.
    Parabéns pelo trabalho, continuem assim!

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s