O site de segurança CastleCops (ex-ComputerCops) está completando seu quinto ano de existência. Ele é conhecido por gerenciar os grupos de resposta PIRT e MIRT. Estes grupos recebem denúncias de vírus e phishings e trabalham com autoridades, companhias de segurança e provedores de hospedagem para certificar que as ameaças sejam retiradas do ar antes mesmo que qualquer usuário se torne vítima.
O CastleCops já recebeu ameaças judiciais por parte de desenvolvedores de spyware que não gostam muito do termo, já que este atrapalha seus “negócios”. A CastleCops sempre publicou na íntegra as cartas de ameaças que recebeu e as respostas enviadas às companhias.
O site também foi vítima de uma ameaça de Leo Stoller, um norte-americano que vive do dinheiro ganho em processos e do licenciamento de “marcas”. Stoller disse que a palavra “Castle” (castelo, em inglês) era uma marca registrada e que o site deveria pagar para licenciar a palavra. A CastleCops não concordou e respondeu a Stoller que suas acusações não tinham base legal e que Stoller era conhecido por usar suas marcas de forma abusiva. Desde então, Stoller não ameaçou o site novamente.
Se as ameaças legais não fossem suficientes, o site também foi vítima de ataques de negação de serviço realizados por criminosos virtuais, que retiraram o site do ar algumas vezes. Estes ataques foram, provavelmente, a prova de que a CastleCops estava irritando os criminosos virtuais. “Parece que estamos fazendo algo certo”, dizia o comunicado publicado no site durante os ataques.
Para comemorar seus cinco anos de trabalho, o site está promovendo um sorteio que dará mais de 130 mil dólares em prêmios. Os prêmios, que variam de iPods e livros técnicos até licenças do Windows Vista Ultimate, foram todos doados e serão distribuidos aos membros do fórum que preencherem o formulário do sorteio. Se você quer participar, visite o site, faça seu cadastro em castlecops.com.
O Linha Defensiva é o nosso CastleCops brasileiro :-)
O site oferece muita informação e ajuda aos usuários.
Parabéns pelo trabalho, continuem assim!
CurtirCurtir