Circula pela Internet um falso alerta sobre um vírus que atacaria o internauta por meio de um arquivo chamado “Life is Beautiful.pps”. O vírus descrito pelo alerta não existe e a mensagem se trata de um boato.

A mensagem possui afirmações contraditórias. O alerta diz que o vírus é capaz de destruir todo o conteúdo do disco rígido, mas, mais tarde, afirma que a pessoa que o enviou terá acesso a dados como e-mail e senha. Como o disco teria sido apagado pelo vírus, não é possível que ele capture uma senha. O próprio vírus também teria se eliminado no processo.

Para fazer o que o e-mail sugere, o vírus iria precisar de um mecanismo de ativação para somente apagar os dados após roubar as senhas, mas o alerta não explica nada disso. A falta de detalhes é uma característica comum em boatos como este.

Outra contradição está na informação de que o vírus teria sido criado por um “hacker” chamado “Dono da Vida”, mas, pouco antes de fazer esta afirmação, a mensagem diz que “a pessoa que enviou o arquivo” teria acesso aos dados da vítima e não o programador da praga, tornando a menção do responsável uma forma de personificar o alerta — fator que contribui para o pânico do internauta que está lendo a mensagem.

O e-mail também faz referência à “Norton”, quando o correto seria Symantec, e menciona a AOL, que é apenas um provedor de Internet e não tem condições de confirmar a severidade de qualquer praga. Por último, a mensagem informa que os antivírus não são capazes de “destuí-lo”, porém não menciona nada sobre a capacidade dos programas de detectar o vírus.

A mensagem também não possui links para sites de notícias conhecidos ou de empresas antivírus que poderiam confirmar o alerta.

A única afirmação correta da mensagem é sobre a possibilidade de apresentações maliciosas. Arquivos do PowerPoint, especialmente quando abertos em versões mais antigas do Microsoft Office, podem executar pequenos programas chamados de macros. Os macros são capazes de infectar outros arquivos do PowerPoint ou causar outros problemas no sistema.

Falhas no Microsoft Office também podem ser exploradas por apresentações do PowerPoint, possibilitando que um vírus se instala quando uma apresentação for aberta. No entanto, basta atualizar o software para que ele fique protegido contra arquivos que tentem tirar proveito dessas falhas.

Arquivos maliciosos do PowerPoint podem possuir qualquer nome, e independentemente de quem enviou uma mensagem para você, procure sempre examinar os arquivos com antivírus e certificar que o Microsoft Office está atualizado e livre de problemas de segurança que permitem a instalação de arquivos maliciosos. [As atualizações do Office podem ser instaladas pelo site Office Update]

Se você receber um e-mail informando sobre o vírus Life is Beautiful.pps, apague-o, não passe-o adiante e notifique a pessoa que lhe enviou a mensagem de que o alerta é falso.

Texto da mensagem do boato

Por favor sejam extremamente cuidadosos, especialmente se usarem os serviços de internet mail, como yahoo, hotmail, etc…esta informação chegou esta manhã, da Microsoft e da Norton.

Por favor mandem a todos os seus amigos que têm acesso a internet.

Você poderá receber um aparente inofensivo e-mail anexado com uma apresentação do PowerPoint intitulada “Life is Beautiful.pps”.

Se você receber “não abra sob nenhuma circunstância” e apague-o imediatamente. Se você abrir o arquivo, a mensagem vai aparecer na sua tela dizendo: “It is too late now, your life is no longer beautiful”, ou “é muito tarde, sua vida não é mais bela”

A seguir você irá perder tudo do HD e a pessoa que o enviou para você terá pleno! acesso a teu nome, E-mail e senha.

Este é um novo vírus que começou a circular no sábado à tarde.Precisamos fazer todo possível para parar este vírus: a AOL já confirmou a severidade, e o antivírus! Os programas não são capazes de destruí-lo.

O vírus foi criado por um hacker que se autodenomina “Life Owner” ou “Dono da Vida”.

Por favor, mande uma cópia deste e-mail para todos os seus amigos, Ok???

A mensagem original pode estar escrita completamente com letras maísculas. Erros de português foram preservados.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.