Arno Edelmann, gerente de marketing de produtos de segurança da Microsoft na Europa, disse ao ZDNet UK durante a CeBIT que o OneCare “não deveria ter sido lançado”. Edelmann admitiu, na entrevista publicada nesta sexta-feira (16/03), que “faltam peças” no programa, que a Microsoft não desenvolve produtos e que a gigante “não é uma empresa de segurança”.

O OneCare, software antivírus da Microsoft, foi recentemente criticado por possuir um erro grave que pode apagar todos os e-mails do internauta. O antivírus também conseguiu atenção por ter ficado com a última posição em um teste do site AV-Comparatives. Em um teste da conceituada revista Virus Bulletin, que buscava medir a capacidade de proteção de antivírus no Windows Vista, o OneCare também decepcionou.

“Geralmente a Microsoft não desenvolve produtos, nós compramos produtos”, disse Edelmann, ao ZDNet UK. “Não é um produto ruim, mas “bits” e peças estão faltando”, acrescentou.

Os problemas do OneCare têm origem na tecnologia do RAV — antivírus da empresa romena GeCAD — que a Microsoft adquiriu em 2003 e que foi usado como base para o desenvolvimento do OneCare. De acordo com Edelmann, a tecnologia do RAV não é compatível com programas de e-mail da Microsoft, o que gerou o erro que resultou na remoção de todos os e-mails de alguns usuários.

“O OneCare é um produto novo — eles não deveriam tê-lo lançado quando o fizeram, mas estão consertando os problemas agora”, disse Edelmann. O gerente de segurança também disse que segurança, apesar de importante, é só uma “pequena parte” da empresa. “A Microsoft não é uma empresa de segurança. Segurança é importante, mas é só uma pequena parte da Microsoft”.

Antes de sua aquisição pela Microsoft em 2003, o RAV (Reliable AntiVirus) era um software muito popular em servidores de e-mail e sistemas não-Microsoft, com mais de 10 milhões de usuários.

A reportagem do ZDNet UK também entrevistou Eugene Kaspersky, diretor de pesquisa antivírus da russa Kaspersky Labs. Ele comentou que falsos positivos, como o que causou a remoção dos arquivos de e-mail dos usuários do OneCare, são um problema que afetam toda a indústria antivírus. Kaspersky no entanto acrescentou que é “inaceitável” que uma empresa dominante como a Microsoft permita que isto ocorra, pois pode gerar “muitas vítimas, barulho e advogados felizes”.

Reportagem original no ZDNet UK »

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

3 Comments

  1. Esse bixim é tão ruim que a microsoft lançou até um cleanup, pois até pra desinstalar da pau.

    Agora a limpeza do registro eu aprovei.

    Mais cá entre nós, pra que a opção AJUSTE?. Existe coisa mais inutil pra informar que teu HD está fragmentado rsrs?

    eject…

    Curtir

    Responder

  2. alberto de almeida 17/03/2007 às 13:06

    já usei o antivirús one care , e fiquei muito satisfeito com o desenpenho do mesmo

    Curtir

    Responder

  3. Não é de hoje que sabíamos, e muito bem, que a Microsoft não se importa com segurança. Portanto, qualquer programa adquirido com este intuito, deixa uma brecha no pensamento, de que a corporação compra a segurança para troca-la pela “insegurança”, e assim, os ventos da dominação sempre soprarão a favor da gigante monopolista.
    A pergunta que não se cala é por que há tantos furos nos produtos Microsoft, e por que eles não saem de evidência.
    Neste mundo cibernético corporativo, o gigante nao quer ou não pode cair, e por isso usa de todas as formas o poder para barrar o sucesso dos programas alternativos, que de alguma forma não casam com o modo de ser da voracidade imperialista do sistema MS.
    Enquanto isto, quem perde somos todos nós, pois já devíamos ter pelo menos dezenas de sistemas operacionais brigando entre si por uma fatia da nossa atenção.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s