Na opinião do Departamento de Segurança Nacional (DHS) dos Estados Unidos, sim. O órgão convidou um grupo de escritores de ficção científica para auxiliar o governo na guerra contra o terror. Como? Fazendo com que o grupo tente prever todo tipo de “idéia maluca” que os terroristas possam ter, assim como tentar adivinhar qual será a reação das pessoas nestas situações.

Para entrar no grupo, chamado de Sigma, o candidato, além de escrever livros de ficção, precisa ter um doutorado em alguma área técnica. Entre seus membros estão Jerry Pournelle, Arlan Andrews, Greg Bear, Larry Niven e Sage Walker. Para eles, diz o jornal USA Today, não existe uma “situação impensável”.

O especialista em segurança Bruce Schneier já há algum tempo ridiculariza as tentativas do governo norte-americano de tentar adivinhar o que vai ocorrer, principalmente quando prevê coisas absurdas e que seriam melhor aplicadas por um estúdio de Hollywood do que terroristas. Schneier inclusive promoveu um concurso que escolheu a ameaça terrorista que mais se parecia com um roteiro de filme. Centenas de pessoas participaram, e o prêmio foi uma cópia autografada de seu livro Beyond Fear (“Além do Medo”).

É simplesmente impossível prever todo tipo de ataque. E quem ataca pode facilmente observar as fraquezas de seu alvo e aplicar um golpe que não foi previsto. Considerando-se a fértil imaginação destes escritores, é provável que as coisas mais simples sejam esquecidas, e ataques complexos e difíceis de serem executados ganhem uma atenção que não merecem.

Uma idéia melhor, como diz Schneier, é investir em inteligência e investigação, descobrir quem são os terroristas e como eles conseguem dinheiro, além de preparar melhor as equipes de resgate e emergência para diminuir o impacto de qualquer que seja o próximo ataque.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

2 Comments

  1. tatiana lemos 04/06/2007 às 11:33

    Existe uma possibilidade de que o dinheiro dos cofres publicos do Brasil que sao desviados por politicos e vao para contas no exterior seja usado pelos terroristas. Pricipalmente se o politico for de origem Arabe. Sempre um erro produs outro ero como uma bola de neve isto e inevitavel pois as coisas estao interligadas e o mundo nao para de girar. E um erro achar que o Brasil esta neutro nesta questao.

    Curtir

    Responder

  2. tatiana lemos

    Não creio que existam evidências para comprovar o que você diz. Este tipo de pensamento que se baseia em suposição é que é perigoso, até porque envolve um preconceito racial contra políticos árabes.

    Tudo “pode” ser ou acontecer, mas nem tudo é ou acontece.

    Tentar adivinhar como os terroristas conseguem dinheiro não é uma boa idéia. Investigar, sim. É bom ter fatos para defender qualquer hipótese.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s