Spammers iniciaram ontem (6/06) um ataque de negação de serviço para derrubar sites de grupos anti-spam. O ataque teve sucesso em derrubar os websites do Spamhaus, da SURBL e da URIBL. Até o momento, apenas o website do Spamhaus voltou ao ar.

Ataques de negação de serviço ocorrem quando um grande número de computadores tenta acessar um mesmo endereço na web, sobrecarregando o sistema e a conexão do alvo, tornando-o inacessível.

De acordo com Steve Linford, que lidera o projeto Spamhaus, os responsáveis pelo ataque são os mesmos que acabaram com a Blue Security, a empresa anti-spam que ficou famosa no ano passado por empregar técnicas polêmicas para combater spam. “O ataque foi suficientemente diferente dos ataques anteriores que sofremos que parte dele penetrou nossas defesas normais contra ataques de negação de serviço e paralisou nossos servidores web”, informou Linford.

Computadores infectados com o worm Storm estão envolvidos no ataque. O malware utiliza técnicas de rootkit para se esconder do usuário e dificultar sua remoção. Além de criar ataques de negação de serviço, o worm permite que os computadores infectados sejam usados como robôs para o envio de e-mail em massa e hospedagem de imagens usadas em spam.

Outro website relacionado ao combate contra o spam, o Rules Emporium, que hospeda regras adicionais para o software anti-spam SpamAssassin, também está inacessível. Não há confirmação de que o Rules Emporium esteja offline por causa de ataques.

Veja também

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s