A Microsoft revelou hoje (7/06) que planeja lançar 6 patches de segurança em junho, dos quais 4 tratam de falhas críticas. Windows, Internet Explorer, Outlook Express, Windows Mail e Office Visio receberão as correções deste mês, que devem ser lançadas na próxima terça-feira (12/06).

O primeiro boletim afeta o Microsoft Office Visio, software de diagramação da suíte Office, em suas versões 2002 e 2003. Apesar de a Microsoft dizer que a brecha permite “execução de código”, o patch recebeu a classificação “Importante”.

Dois boletins terão informações sobre falhas no Microsoft Windows. Uma das brechas é crítica no Windows XP, “Importante” para o Windows Server 2003 e “Moderada” para o Windows 2000. A outra, que recebeu a classificação de “Moderada”, afeta apenas o Vista, que não é afetado pela anterior, e resulta na revelação de informações que podem ser úteis para o invasor.

O Internet Explorer é o alvo do quarto boletim. Do IE5 ao Internet Explorer 7, todos possuem a falha. No Windows Server 2003 com Internet Explorer 7, a brecha é considerada “Moderada”, mas no Windows Vista e todas as outras versões do Windows, mesmo com IE7, a falha é crítica.

O quinto boletim aplica uma correção ao Outlook Express ou ao Windows Mail, se o sistema usado for o Vista. A falha é mais grave no Windows Vista, onde é considerada crítica. O boletim é apenas “Importante” para o Windows XP SP2, “Moderado” para Windows Server 2003 (x64) e de baixo risco para as versões 32 bit e Itanium do Windows Server 2003. O Windows 2000 não é afetado.

[ Veja também: Primeira vulnerabilidade é encontrada no Windows Mail ]

O último boletim afeta todas as versões recentes do Windows, com exceção do Vista. A aplicação do patch é considerada “crítica” para todos os sistemas afetados.

Todos estes boletins devem ser lançados na próxima terça-feira, dia 12, a segunda terça-feira de junho. A Microsoft ainda pode cancelar alguns dos patches anunciados se encontrar problemas que impossibilitem sua publicação.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s