A Opera Software e a Mozilla Foundation lançaram novas versões de seus navegadores, Opera e Firefox, nos dias 19 e 18 de julho, respectivamente. Uma nova versão do Thunderbird, também da Mozilla, foi lançada ontem (20/07) para corrigir algumas das mesmas falhas de segurança encontradas no navegador. As atualizações possuem melhorias de estabilidade e corrigem falhas críticas de segurança, sendo recomendadas a todos os usuários destes programas.

O Opera 9.22, lançado na quinta-feira (19), corrige pelo menos 3 brechas e faz outras 3 modificações relacionadas à segurança. A vulnerabilidade mais grave depende de interação do usuário e se encontra no gerenciador de downloads do navegador, que causa um erro de memória quando um arquivo torrent especialmente criado para explorar o problema é removido da lista de arquivos baixados.

O novo Firefox 2.0.0.5 é acompanhado por 8 boletins de segurança, sendo que três deles receberam uma classificação de severidade “crítica”, outros dois ficaram com severidade alta, um com severidade “moderada” e os últimos dois com severidade baixa. Uma das brechas corrigidas é polêmica, pois só pode ser explorada por internautas que estiverem usando o Internet Explorer com o Firefox instalado, o que gerou uma discussão sobre quem é responsável pelo problema, a Microsoft ou a Mozilla.

Dos 8 boletins que acompanharam o Firefox, apenas 2 valem para o Thunderbird 2.0.0.5. Um deles refere-se a mesma brecha que só pode ser explorada pelo Internet Explorer, enquanto outro boletim, considerado crítico, corrige vários problemas que podem resultar em corrupção de memória e que, por isso, são potenciais falhas de segurança.

O SeaMonkey, projeto da Mozilla que integra cliente de e-mail e navegador web, foi atualizado para corrigir as mesmas falhas. A versão 1.1.3 foi lançada no dia 19.

Atualize seu software

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

1 comentário

  1. ricardo reis 04/08/2007 às 21:27

    sou um usuário muito satisfeito do seamonkey há um bom tempo mas, após as 2 últimas atualizações de segurança (1.1.3 e 1.1.4), os favoritos (marcadores) e o gerenciador de favoritos simplesmente não mais funcionam (abrem-se as respectivas janelas mas a tecla enter não responde em nenhum endereço selecionado). meus outros navegadores estão rodando normalmente e se alguém teve ou tem o mesmo problema com o seamonkey, peço o favor de entrar em contato. muito

    obrigado

    abraços

    ricardo reis

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.