Sites como 419eater e Artists Against 419 estão offline devido a ataques de negação de serviço lançados por botnets (redes zumbis). O site de segurança CastleCops, que também já sofreu ataques do gênero, informou ontem (07/09) que está sendo atacado por mais de 10 000 computadores há uma semana.

O 419eater e o Artists Against 419 (AA419) são sites especializados em “fraudes nigerianas”, também conhecidas como “fraudes 419”. Neste tipo de fraude, um criminosos tenta convencer o usuário de que ele poderá receber uma grande quantidade de dinheiro caso colabore. Os criminosos geralmente tentam se passar por príncipes ou milionários nigerianos, informando que precisam de uma certa quantia em dinheiro — a ser fornecida pela vítima — para liberar sua herança, que depois será divida com o colaborador.

As histórias dos e-mails são bem trabalhadas, e reescritas freqüentemente, Em algumas fraudes, o criminoso diz à vítima que parte de sua fortuna, após liberada, será doada para instituições beneficentes, com o intuito de comover o destinatário da mensagem. Depois que a vítima enviar a quantia pedida, o criminoso continuará tentando obter mais dinheiro até que a vítima desista, já que a “fortuna” nunca vai aparecer.

O CastleCops combate quase todo tipo de spam e phishing por meio dos grupos PIRT, MIRT e SIRT e sofre ataques de negação de serviço freqüentemente. Ele é atualmente hospedado pela Internet Systems Consortium, uma organização sem fins lucrativos, que auxilia o site durante os ataques.

Especula-se que o worm Storm (“Tempestade”), o mesmo que atacou diversos sites de grupos anti-spam no início de junho, possa ser o responsável por esta onda de ataques também.

O Storm forma a maior rede zumbi existente atualmente. Estimativas do tamanho da rede variam de 1 milhão até 10 milhões de sistemas zumbis. Todos estes computadores estariam sob o controle dos criminosos que criaram a praga digital e o poder de processamento de todos eles juntos pode superar o mais poderoso supercomputador da atualidade, o BlueGene/L, da IBM.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s