A Terça-Feira dos Patches Microsoft de outubro (14) trouxe, além dos esperados 11 boletins de segurança que consertam 20 brechas em programas da empresa, um novo “índice de exploração”. O índice, dado a cada boletim junto da já existente classificação (Crítica, Importante, Moderada, Baixa), tenta prever quais as chances de que um bom exploit — código que tira proveito da brecha — será criado.

O Índice de Exploração (“Exploitability Index”, em inglês) consiste em um número de 1 a 3 dado a cada brecha. Se uma falha recebe o índice “1”, isto significa que um código capaz de tirar proveito dela provavelmente será criado e que este código funcionará de forma consistente, ou seja, a criação de um bom exploit é relativamente simples. No caso do índice “2”, o aparecimento de um código malicioso é possível, porém o mesmo poderá ser instável e não funcionar muito bem. Já uma classificação “3” indica que a criação de um exploit é improvável.

O índice se diferencia da classificação tradicional por não ser aplicado ao boletim como um todo, nem ao software específico, mas à brecha em si. A classificação (Crítica, Importante…) é dada a cada brecha, para cada plataforma ou versão afetada, e também ao boletim, sendo a classificação deste último a mais severa entre todas.

Em outras palavras, se um boletim corrige uma brecha que é Crítica no Windows 2000 mas de Baixa gravidade no Windows XP, o boletim é classificado como Crítico. Mesmo que o boletim corrija cinco brechas e apenas uma delas em uma única versão do software seja crítica, a classificação do boletim ainda será “Crítico”.

O novo índice não substitui, portanto, a classificação existente, mas a complementa.

Neste mês, oito das 20 brechas consertadas receberam um “1” no indice de exploração. Uma delas está no Excel e é descrita, junta de mais duas de índice “2”, no boletim MS08-057.

Duas outras vulnerabilidades de índice “1” estão presentes no Internet Explorer, conforme o boletim MS08-058, que traz um novo pacote cumulativo de remendos para o navegador web. Uma das seis novas falhas consertadas no Internet Explorer foi divulgada publicamente antes mesmo da criação do patch e não recebeu uma avaliação do novo Índice.

Os outros boletins lançados consertam problemas em softwares usados principalmente em redes corporativas, como Active Directory e Internet Printing Service (IIS).

As correções podem ser obtidas por meio do Microsoft Update. As atualizações automáticas do Windows são também uma ótima opção.

Horário de verão

Quem não aplicou o patch do “Horário de verão” teve problemas com o relógio do Windows, que se adiantou em uma hora no último sábado (12), uma semana antes de quando de fato deveria. A Microsoft disponibiliza um passo-a-passo para instalar uma correção capaz de consertar a mudança automática para o horário de verão do Windows.

Leia mais

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.