Por Fabio Assolini

O Google Imagens — ferramenta de pesquisa para fotos do Google — está sendo abusado por criminosos digitais para mascarar os endereços em que estão hospedadas as pragas digitais. Com isto, é consideravelmente mais difícil identificar qual o endereço indicado pelo link, complicando a vida daqueles que estão acostumados a verificar a barra de status antes de fazer o click.

O Google Imagens possui um redirecionamento genérico, usado pelo próprio buscador. O ARIS-LD, grupo da Linha Defensiva que analisa golpes e pragas digitais, recebeu, de usuários do site, algumas mensagens maliciosas em que o link para o cavalo de tróia estava ofuscado por meio deste redirecionador.

Fabio Assolini/LD

Redirecionador do Google Imagens pode ofuscar links maliciosos

“O Google trabalha ativamente para proteger usuários de sites que distribuem malware. Estamos cientes deste problema e trabalhando para resolvê-lo”, afirmou um porta-voz do Google à Linha Defensiva.

O porta-voz prometeu manter a Linha Defensiva atualizada sobre o caso. Caso a empresa divulgue novidades, esta matéria será atualizada. Até lá, a recomendação é redobrar a cautela no acesso de links do Google Imagens e, se possível, evitá-los completamente fora do próprio site do Google.

Anúncios

Escrito por Redação Linha Defensiva

1 comentário

  1. Fato! Ontém mesmo, estava eu a procura de um blog quando ao encontra-lo, fiz a verificação na barra de status e o “cliquei”, porém o site que me foi redirecionado não tinha nada haver com o desejado. Detalhe, a pesquisa foi feita pela ferramenta de busca padrão do Google. O que me salvou foi o pacote de proteção que a McAffee disponibilizou e me informou que o site não era de confiança, pois essa brecha no sistema da Google me direcionava para um daqueles sites que dizem ser antivirus online mas apenas instalam um trojan.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s