Por Fabio Assolini
O Google Imagens — ferramenta de pesquisa para fotos do Google — está sendo abusado por criminosos digitais para mascarar os endereços em que estão hospedadas as pragas digitais. Com isto, é consideravelmente mais difícil identificar qual o endereço indicado pelo link, complicando a vida daqueles que estão acostumados a verificar a barra de status antes de fazer o click.
O Google Imagens possui um redirecionamento genérico, usado pelo próprio buscador. O ARIS-LD, grupo da Linha Defensiva que analisa golpes e pragas digitais, recebeu, de usuários do site, algumas mensagens maliciosas em que o link para o cavalo de tróia estava ofuscado por meio deste redirecionador.
“O Google trabalha ativamente para proteger usuários de sites que distribuem malware. Estamos cientes deste problema e trabalhando para resolvê-lo”, afirmou um porta-voz do Google à Linha Defensiva.
O porta-voz prometeu manter a Linha Defensiva atualizada sobre o caso. Caso a empresa divulgue novidades, esta matéria será atualizada. Até lá, a recomendação é redobrar a cautela no acesso de links do Google Imagens e, se possível, evitá-los completamente fora do próprio site do Google.
Fato! Ontém mesmo, estava eu a procura de um blog quando ao encontra-lo, fiz a verificação na barra de status e o “cliquei”, porém o site que me foi redirecionado não tinha nada haver com o desejado. Detalhe, a pesquisa foi feita pela ferramenta de busca padrão do Google. O que me salvou foi o pacote de proteção que a McAffee disponibilizou e me informou que o site não era de confiança, pois essa brecha no sistema da Google me direcionava para um daqueles sites que dizem ser antivirus online mas apenas instalam um trojan.
CurtirCurtir