Proprietários da versão 30GB do tocador MP3 da Microsoft, Zune, tiveram uma péssima surpresa no dia 31 de dezembro: o aparelho simplesmente recusava-se a ligar. A solução divulgada pela Microsoft? Esperar um dia e, se necessário, realizar um hard reset para restaurar as configurações de fábrica. Ênfase para o esperar um dia: erros no gerenciamento de datas do Zune 30, o modelo mais antigo da linha de tocadores MP3 da Microsoft, o impediram de compreender a data de 31/12/2008, por ser o 366º dia do ano.

DivulgaçãoZune

Zune 30 não consegue lidar com o 366º dia do ano.

No ano de 2000, houve uma grande histeria em torno do “bug do milênio”, referente à interpretação de datas em sistemas de informação que não estavam preparados para armazenar a informação do século e que interpretariam o ano 2000 como 1900. A ação de empresas e programadores garantiu que quase todos os sistemas continuaram funcionando sem maiores transtornos, o que fez muitos acreditarem que o “bug” na verdade era um mito.

Muitos Zunes voltaram a funcionar após a virada do ano, mas outros não tiveram a mesma sorte. Um tópico no fórum oficial do produto tem mais de mil respostas e demonstra a variação nos resultados esperados: nem todos estão com seu tocador de MP3 funcionando.

Esse episódio mostra que nem todos os problemas com datas foram superados. A maioria dos usuários pode não saber, mas o ano de 2038 reserva aos programadores um novo problema do gênero. Resta saber se vão corrigir algo até lá para que este novo incômodo passe despercebido aos usuários.

A Microsoft, por sua vez, prometeu uma atualização do Zune para que o mesmo problema não aconteça novamente na virada de 2012 para 2013.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

3 comentários

  1. Essa microsoft não faz um aparelho eletronico que preste!, primeiro foi o XBOX 360 com o problema das 3RL, agora é o player.

    Hum…, sei não hein, acho que a microsoft deve ficar só na área de softwares mesmo.

    Curtir

    Responder

  2. Eu concordo, com o comentario acima, se bem que, apesar de tudo quando o assunto é problema, a microsoft se supera.

    Curtir

    Responder

  3. Mesma na área de internet… os serviços da Microsoft são precários.

    Dizem se importar tanto com segurança… que, quase não conseguimos entrar no hotmail(outlook). Fique com seu Windows, office e server…. desista do resto, se for para ficar fazendo o publico de palhaço o tempo todo.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.