A empresa de segurança Intego divulgou nesta quinta-feira (22) um alerta referente a um novo código malicioso que afeta computadores Macintosh. Disseminado por meio de cópias piratas do iWork 09 e batizado de OSX.Trojan.iServices.A, o cavalo de troia dá o controle total do sistema para um invasor remoto.

Arquivo iWorkServices.pkg, incluído no instalador de uma versão pirata do iWork 09, é uma praga digital.
Segundo a Intego, a praga digital é instalada juntamente com o iWork 09 pirata encontrado em alguns sites de BitTorrent. A senha de administração é solicitada da mesma forma que seria na instalação normal do programa. A praga tira proveito disso para instalar-se no sistema com as permissões de root. Versões do Mac OS X iguais ou anteriores à 10.5.1 não irão pedir a senha.
O arquivo malicioso é instalado em /System/Library/StartupItems/iWorkServices, fazendo com que ele seja executado automaticamente na inicialização do sistema com permissões totais de leitura e escrita.
Ainda de acordo com o alerta divulgado pela empresa de segurança, o torrent malicioso já teve mais de 20.000 downloads — a cópia do iWork que instala a praga é completa e funcional. Além de permitir que o criador da praga obtenha controle sobre o sistema afetado, o código malicioso possui a capacidade de baixar outros programas para o Mac e conecta em um servidor na internet para informar ao criminoso sobre novas máquinas infectadas.
Ainda bem que MAC OS é seguro em, se não fosse… Isso que não tem nem 10% do mercado de desktop, se tivesse 50% seria tão vulnerável quanto o MS Windows.
CurtirCurtir
Deveria acontecer isso com mais softwares piratas, só pra ensinar o pessoal que ainda perde tempo com pirataria. ^^
CurtirCurtir
O Mac OS é um sistema seguro sim, o problema é o usuário iresponsável que baixa e instala no computador programas de fonte desconhecida…
CurtirCurtir