Alguns dos mais recentes cavalos de troia (trojans) bancárias brasileiros aumentaram o número de alvos para incluir também o site do Infoseg, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e companhias brasileiras provedoras de serviço de hospedagem de sites. A informação foi apurada pela Linha Defensiva, por meio de análises de códigos maliciosos brasileiros.

Tradicionalmente, esses códigos maliciosos, conhecidos como “Bankers”, roubam apenas senhas usadas em sites de instituições financeiras como bancos e serviços de crédito. Alguns também incluem o MSN, Orkut e serviços de e-mail como alvos, pois esses podem ser usados como meios de propagação de outras pragas digitais.

As senhas do Infoseg podem ser usadas para obter informações como CPF e número de contas bancárias de cidadãos, o que pode auxiliar os criminosos a realizar as fraudes usando identidade falsa ou contas intermediárias. Em agosto, informações do SBT e da Agência Brasil apontaram que senhas de acesso ao Infoseg eram vendidas por R$2.000.

A Linha Defensiva acredita que a captura de senhas de hospedagem, por sua vez, tem como objetivo facilitar a parte virtual dos golpes: a hospedagem dos códigos maliciosos e o envio das mensagens fraudulentas. Criminosos precisam constantemente atacar servidores e usá-los para esses fins, de modo a dispensar a compra ou aluguel de equipamento próprio, que poderia ser ainda inutilizado por uma denúncia de abuso de serviço ao provedor.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

3 comentários

  1. Existe alguma forma de se prevenir?

    Curtir

    Responder

  2. Felipe

    Esse tipo de código malicioso brasileiro é geralmente disseminado por e-mails maliciosos, mensagens de MSN e Orkut. Veja a seção de fraudes para alguns exemplos.

    Curtir

    Responder

  3. gostaria de saber como posso tirar os trojan ( fui vitima de fraude site bancario) mais fiz de tudo não instalei nada no computardo, acesso apenas sites de bancos , e-mail excluo tudo que não presta, já olhei tudo na maquina , não achei nada que foi instaldo , passo a vacina malwe e pega os trojan , passo o symantec não pega nada … será que é possivel algum virus oculto , que não podemos ver , ai só efetuando a formatação ???

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s