A Zango, empresa especializada em propagandas virtuais (adware), foi adquirida pela Blinkx PLC, empresa de busca de vídeos online, segundo anúncio desta segunda-feira (20). A aquisição ocorre depois que o banco da companhia executou a hipoteca e tomou os bens da empresa por causa do não-pagamento das dívidas.
A desenvolvedora de propagandas ficou famosa por suas desculpas pouco convincentes quando questionada sobre os adwares que distribuía. A empresa, que era conhecida como 180solutions, tentou, sem sucesso, processar a Kaspersky Labs por detectar os adwares como nocivos e removê-los dos computadores infectados. A Zango, porém, foi multada em três milhões de dólares pelo governo norte-americano em 2006.
De acordo com pesquisas de Ben Edelman, professor em Harvard, os métodos de ação da Zango eram instalação de adware no computador da vítima sem sua permissão, distribuição de material pornográfico sem notificação e distribuição de material pirata.
A Zango já chegou a empregar 200 pessoas, mas cortou o número pela metade durante o ano passado. A crise das empresas de propaganda virtual já havia atingido duas grandes empresas, entre elas a Claria, distribuidora do adware Gator.
a 180 solutions já era..uhuuu!! agora eu quero ver a gator maldita na lama também!!
CurtirCurtir