A Mozilla lançou nesta terça-feira (28) mais um beta da versão 3.5 de seu navegador Firefox. Este deve ser o último lançamento beta antes da versão final, que será distribuída em alguns meses. A nova versão traz, além de maior estabilidade e correção de bugs, navegação mais rápida em sites com JavaScript e maiores opções de privacidade para o usuário.
No novo modo de navegação privado, os dados, como senhas e histórico, são salvos apenas para uma sessão, permitindo uso anônimo do navegador por vários usuários distintos. A nova engine JavaScript, chamada TraceMonkey, permite navegação mais rápida em sites que usam esta linguagem. Há também uma nova opção para restaurar janelas, análoga à opção restaurar abas das versões anteriores.
A maioria destas novas funcionalidades já haviam sido implementadas de maneira semelhante em outros navegadores populares e concorrentes diretos do Firefox, como Internet Explorer 8 e Google Chrome.
A Mozilla havia lançado anteriormente betas do Firefox 3.1, mas decidiu avançar a nomenclatura para Firefox 3.5, em consideração aos avanços das novas funcionalidades. O novo beta ainda não foi disponibilizado em português.
A versão 3.5 beta 4, recomendada somente para quem está interessado em acompanhar as últimas novidades do navegador e tem conhecimento avançado para lidar com bugs e outros problemas, pode ser baixada aqui.