O mais novo vírus para os computadores Apple com sistema operacional MacOS X chama-se OSX/Tored-A e dissemina-se por e-mail. Ou, pelo menos, tenta. Ele foi encontrado no final de abril, mas apenas esta semana, com o anúncio da empresa de antivírus Sophos, está ganhando atenção.

O OSX/Tored-A procura endereços de e-mail no computador da vítima e tenta enviar a si mesmo para outros Macs. O código também tem função de keylogger (armazena o que o usuário digitou, para roubar senhas de banco por exemplo) e de ataque DDoS (Distributed Denial of Service, ataque para sobrecarregar um servidor).

O objetivo principal do vírus, segundo seu próprio programador, é criar uma botnet ou rede zumbi. Botnets são redes de computadores manipulados de forma autônoma, sem conhecimento do usuário. No entanto, o código possui vários erros, que o impedem de funcionar corretamente. O iServices.A foi o primeiro vírus para Mac a gerar com sucesso uma rede zumbi.

Devido aos erros de programação, o Tored.A é incapaz de se espalhar de forma satisfatória. Segundo as empresas antivírus Intego e Sophos, a praga não foi encontrada “in the wild”, ou seja, se disseminando naturalmente entre usuários de Macintosh.

Em 2007 o RSPlug, primeiro trojan criminoso para Mac, foi descoberto. Desde então surgiram vários novos vírus para computadores com sistema operacional Mac OS X, entre eles o PokerStealer e outro que explorava uma brecha no OS X para obter acesso administrativo (root) sem necessitar a senha do usuário.

Escrito por lbrito1

1 comentário

  1. Maria Amélia 09/05/2009 às 20:21

    Já se tornou um problema diário a aparição de novos vírus. Assim como os vírus letais para os humanos, os vírus de computador, independente dos programas em que estão sendo rodados, atrapalham e confundem a vida do usuário comum e até de grandes empresas como temos comprovado mediante as informações na mídia. Cada um tenta se proteger como pode, no entanto com o aumento das correspondências eletrônicas e o uso desenfreado da internet, essa proteção acaba sendo não muito precisa. Os sistemas antivírus existentes, parecem não se dar conta que estão sempre um passo atrás dos “ fazedores de vírus”. Acredito que mudanças estão para acontecer no mundo dos vírus de computador e essas poderão causar um impacto positivo na vida dos usuários.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.