Cerca de 15.000 websites foram retirados do ar na terça-feira (2), quando um juiz de um tribunal da Califórnia aprovou uma solicitação do Federal Trade Commission (FTC) — agência reguladora de comércio do governo norte-americano — ordenando os provedores do Triple Fiber Network (3FN) a cortarem o acesso à internet da empresa. Segundo o FTC, o 3FN colaborava ativamente com criminosos, dando inclusive apoio técnico na operação e manutenção de redes zumbis e no envio de spam.
O provedor também operava sob outros nomes, entre eles Pricewert LLC, APS Telecom e APX Telecom. Anúncios para os serviços de hospedagem e servidores de dedicados oferecidos pela companhia eram veiculados em sites destinados à troca de informações entre criminosos virtuais.
O fato marca com sucesso a primeira tentativa do FTC em derrubar um provedor por práticas ilegais. Segundo entrevistas concedidas pela agência à imprensa norte-americana, o órgão acredita que o 3FN operava pouquíssimos sites de conteúdo legítimo, e que os donos do provedor provavelmente não residem nos Estados Unidos, apesar de a empresa estar legalmente registrada no país.
O 3FN era usado por criminosos para abrigar servidores de comando e controle de redes zumbi, sites fraudulentos de variados tipos, pornografia infantil e vários códigos maliciosos, incluindo antivírus falsos. Entre os sites que caíram junto com o provedor está o botmaster.net, fornecedor de um software usado para enviar grandes quantidades de spam no espaço de comentários dos blogs.
De acordo com o blog Security Fix, do Washington Post, o provedor estaria consolando seus clientes, prometendo estar de volta ao ar no máximo dentro de alguns dias.