Cerca de 15.000 websites foram retirados do ar na terça-feira (2), quando um juiz de um tribunal da Califórnia aprovou uma solicitação do Federal Trade Commission (FTC) — agência reguladora de comércio do governo norte-americano — ordenando os provedores do Triple Fiber Network (3FN) a cortarem o acesso à internet da empresa. Segundo o FTC, o 3FN colaborava ativamente com criminosos, dando inclusive apoio técnico na operação e manutenção de redes zumbis e no envio de spam.

O provedor também operava sob outros nomes, entre eles Pricewert LLC, APS Telecom e APX Telecom. Anúncios para os serviços de hospedagem e servidores de dedicados oferecidos pela companhia eram veiculados em sites destinados à troca de informações entre criminosos virtuais.

O fato marca com sucesso a primeira tentativa do FTC em derrubar um provedor por práticas ilegais. Segundo entrevistas concedidas pela agência à imprensa norte-americana, o órgão acredita que o 3FN operava pouquíssimos sites de conteúdo legítimo, e que os donos do provedor provavelmente não residem nos Estados Unidos, apesar de a empresa estar legalmente registrada no país.

O 3FN era usado por criminosos para abrigar servidores de comando e controle de redes zumbi, sites fraudulentos de variados tipos, pornografia infantil e vários códigos maliciosos, incluindo antivírus falsos. Entre os sites que caíram junto com o provedor está o botmaster.net, fornecedor de um software usado para enviar grandes quantidades de spam no espaço de comentários dos blogs.

De acordo com o blog Security Fix, do Washington Post, o provedor estaria consolando seus clientes, prometendo estar de volta ao ar no máximo dentro de alguns dias.

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.