Circula pelo menos desde esta terça-feira (2) um e-mail fraudulento que usa a imagem do portal de notícias G1 e a tragédia do voo Air France 447. A mensagem maliciosa afirma que a equipe do G1 teria obtido acesso exclusivo a imagens dos destroços e das vítimas do avião, que desapareceu enquanto sobrevoava a costa brasileira do oceano Atlântico nesta segunda-feira (1).

ReproduçãoMensagem fraudulenta sobre o voo AF 447

Para visualizar as referidas imagens o internauta é convidado a clicar em um link rotulado “imagem1.jpg”. Se clicado, no entanto, o arquivo oferecido para download, a partir de um servidor argentino comprometido, é o foto1.exe. Uma vez executado, o cavalo de troia instala um ladrão de senhas bancárias no PC.

Mensagens falsas que disseminam esse tipo de código malicioso são comuns. Porém, quando ocorre alguma tragédia, os criminosos invariavelmente buscam utilizá-la de qualquer forma possível para tornar a fraude mais atrativa e, com isso, aumentar o número de vítimas.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

3 Comments

  1. pra cair nesse tem que ser bem curioso( otário )

    Curtir

    Responder

  2. Thiago Alves 04/06/2009 às 15:36

    Tem gente que não sabe a diferença entre um e-mail e uma pagina web. Mas, voltando ao assunto SPAM eu regularmente recebo “toneladas” de e-mails com conteúdo inútil por assim dizer, afinal nenhum deles vem com links maliciosos e sim propagandas prometendo milagres(claro tudo isso em inglês.) Mas nos últimos dias tenho recebido muitos spam com conteúdo malicioso, só hoje, recebi mais de 10 mensagens contendo links para sites contaminados. Acredito que um novo ataque esteja para acontecer, afinal, achei muito estranho a quantidade de e-mails contaminados que caíram em minha caixa essa semana.

    Curtir

    Responder

  3. Sempre o elo mais fraco na segurança online é o internauta. A engenheria social usada por esses crackers é uma coisa supreendente. Se aproveitam da curiosiadade, ingenuidade do usuario. Ataques como esse poderiam muito bem serem evitados, se o internauta tivesse o conhecimento prévio dos riscos que corre ao abrir e-mails desse tipo.

    O Cômite Gestor da Internet no Brasil (http://www.cgi.br/) prover instruções desse tipo. Como cartilhas de segurança e alguns vídeos introdutorios e explanatorios. Caso alguem esteja interessado em assistir, aqui está o link: (http://www.antispam.br/videos/)

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s