O ARIS-LD, grupo de Resposta e Análise a Incidentes de Segurança da Linha Defensiva registrou ontem (6) vários ataques aos usuários da rede social Twitter com a finalidade de disseminar links para páginas falsas de login. Os links eram enviados em mensagens diretas por perfis roubados ou criados especialmente para difundir o ataque.
No golpe analisado, as mensagens traziam links para páginas falsas de login do Twitter nos domínios twittter.tk e twiiter.tk. Se o usuário clicar no link e fazer “login” nas páginas falsas, sua senha será roubada e usada para disseminar o golpe através de mensagens diretas para seus contatos. Para tornar o golpe mais convincente, a mensagem disseminadas pelos perfis comprometidos estão em português, o que nos leva a concluir que brasileiros poderiam estar por trás do golpe:

As duas páginas citadas acima já são bloqueadas por serviços de proteção contra phishing scam, como PhishTank. Por isso, um alerta poderá ser exibido pelo seu navegador caso tente acessá-las.
O Twitter tem atingido grande popularidade no Brasil. É atualmente a rede social que mais cresce em número de usuários, e portanto é natural que seja vetor de ataques. Mas não é a primeira vez que ele é usado para fins maliciosos. A Linha Defensiva registrou já em maio de 2008 outros ataques semelhantes para a distribuição de pragas digitais.
Minha curiosidade é sobre a gênese do processo. Pergunta de leiga: Como os perfis são “tomados” inicialmente para enviarem as mensagens fishing? Não é um contra-senso tomar o perfil para enviá-lo a uma página para induzir a colocar a própria senha?
Isso quer dizer que a metodologia é apenas um “mascaramento” do perfil e o tomador não tem acesso à senha da vítima?
O tomador obtém a lista de usuários/senha no próprio banco de dados do Twitter?
Manter senhas longas e mistas é suficiente? Como se proteger?
Recebi mensagens de pessoas idôneas, que conheço pesssoalmente, e nem sabiam que as estavam enviando. Elas não clicaram e preencheram seus dados em sites phishing. Como então tiveram os perfis como remetentes?
CurtirCurtir
Andrea
Não sabemos de invasão ao banco de dados do Twitter. Eu cogito as seguintes possibilidades:
— Seus contatos não perceberam que digitaram o nome de usuário/senha em um phishing
— Eles visitaram um site que explora algum tipo de falha chamada CSRF no Twitter. O Twitter já teve várias dessas. Basicamente permite que qualquer site na internet envie um tweet por você se você estiver logada nele (no Twitter). Aí não é roubada nenhuma senha.
— Essas pessoas estão infectadas com algum vírus que rouba as senhas do Twitter e/ou envia as mensagens.
Pode ser qualquer um desses, ou ainda outra coisa. Depende, mesmo. Mas, nesse caso, pelo que vimos, era um site clonado, então tiveram que digitar o usuário e a senha lá.
CurtirCurtir