Em testes realizados pelo laboratório de segurança independente AV-Test.org, da Alemanha, o software gratuito de segurança da Microsoft, Security Essentials, obteve vantagem sobre os concorrentes nos testes de detecção de ameaças. O freeware alcançou taxas de detecção de cerca de 98% para virus, trojans, e bots, e de 90% para spywares e adwares.

Para os testes, foram utilizados cerca de 545 mil malwares e quase 13 mil spywares e adwares. Para os especialistas, as altas taxas de detecção se devem em parte à vantagem natural que a Microsoft desfruta ao analisar e diagnosticar o próprio sistema operacional.

A detecção, porém, não é tão eficiente em tempo real. O Security Essentials é baseado em assinaturas, e não conta com sistema de detecção de comportamento suspeito. Portanto, malwares com atividade suspeita mas ainda não identificados por assinaturas ou heurística permaneceram no sistema ilesos.

Por este motivo, muitos especialistas independentes e da indústria de segurança ainda veem o software como ineficiente ou pouco competitivo.

O Microsoft Security Essentials é gratuito para quem possui Windows XP, Windows Vista ou Windows 7 e pode ser baixado aqui.

Anúncios

Escrito por lbrito1

4 comentários

  1. Leonardo, boa matéria. Apenas um esclarecimento: o Microsoft Security Essentials possui sim monitoração de comportamento e envio de assinaturas em tempo real, recurso chamado de Dynamic Signature Service.

    Quando um comportamento anômalo é detectado, o Security Essentials contacta o serviço Web da Microsoft (chamado SpyNet) informando as características detectadas. Isto permite que ele receba uma assinatura específica para aquele comportamento, e permite que a Microsoft possa identificar novas ameaças em praticamente tempo real.

    O Security Essentials também incorpora a tecnologia da Komoku para monitoração da integridade e do comportamento do kernel. Novos rootkits podem ser detectados mesmo sem assinaturas específicas.

    Curtir

    Responder

  2. everson costa 05/10/2009 às 22:12

    Me chamam de puxa-saco da M$ rs, mas tomara mesmo que esse antvírus seja pelo menos razoável. E achai interessante a parte em que diz a respeito do conhecimento da MS sobre o próprio sistema operacional, enfim, vo testar aqui no meu pczinho rs. Só é uma pena eu nao poder ter um laborário com milhares de pragas pra fazer aqueele teste rs, não, meu teste é beem mais simples rsrs.

    Curtir

    Responder

  3. É simples:
    A Microsoft é uma empresa que cria sistema operacional. Logo é fundamental que eles criem um anti vírus que com certeza ajude seus sitemas operacionais.

    Já as empresas de softwares anti vírus, fazem o contrário. Até porque é fato que se não tiver vírus não haverá, Symantec, Mcafee, etc.

    Curtir

    Responder

  4. 98% é muito pouco pra malware

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s