O neowin.net noticiou, nesta segunda-feira (5), o vazamento duma lista contendo login e senha para mais de 10 mil contas de usuário do serviços de email da Microsoft (@hotmail, @live e @msn). No dia seguinte (6), a BBC afirmou ter encontrado uma lista semelhante contendo cerca de 20 mil contas dos serviços de email da Yahoo! e AOL, além de algumas centenas de contas do Gmail.

A primeira lista foi postada no pastebin.com, na segunda-feira (05), por um usuário anônimo. Todas as contas começam com a ou b, indicando que pode haver mais listas semelhantes. Após notar o vazamento, o site apagou as informações e atualmente exibe uma mensagem explicativa informando o ocorrido, frisando que as senhas não se encontram no portal.

Na terça-feira (6), o site de notícias britânico BBC notou o vazamento de mais uma lista, contendo principalmente contas do Yahoo! e AOL. Entre as 20 mil contas listadas na reportagem, encontram-se cerca de 500 contas do Gmail, segundo a Google.

O incidente serviu para mostrar as falhas de segurança, tanto do usuário quanto da indústria. Um porta-voz da Microsoft admitiu que o phishing é um problema generalizado em todo o setor, e salientou que a orientação da empresa aos seus usuários é que tenham “extrema precaução ao abrir anexos, vindos de remetentes conhecidos ou desconhecidos, e que sempre utilizem e mantenham atualizados seu software anti-vírus”. Outro porta-voz, da Yahoo!, pediu que os usuários “tomassem providências para reforçar a segurança de suas contas o mais cedo possível, inclusive trocando senhas”.

Bogdan Calin, da empresa de segurança Acunetix, conseguiu salvar uma cópia da primeira lista antes dela ser apagada, e atualmente disponibiliza estatísticas sobre os dados obtidos no blog da empresa. Em seu post, é explicitada a baixa variedade e segurança da maioria das senhas. Das 10 mil senhas, 64 eram exatamente “123456” (a senha mais comum, seguida de “123456789”) e 42% continham apenas letras minúsculas, sem números ou caracteres especiais. Apenas 6% do total continha letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Anúncios

Escrito por lbrito1

3 Comments

  1. Matheus Defender 15/10/2009 às 14:02

    Isso mostra como os serviços e usuários da internet estão vulneráveis… Eu fiquei sabendo dessa notícia do Hotmail e troquei a senha do meu e-mail e minha senha é forte,mistura letras e números e caracteres especiais.

    Curtir

    Responder

  2. Boa tarde

    Falta consientização por parte de todos , não basta sentar a frente de um computador e acessar sites ou qualquer outro trabalho , acho que deveria ser criado aqui no Brasil uma Agencia Nacional para combate efetivo a segurança na internet .

    Grato pelo espaço

    Passarinho

    Curtir

    Responder

  3. Veja bem! minha senha era uma senha forte. e mesmo assim não consigo entrar msn messenger. e ainda tive que trocar a senha ler meus email.
    obrigado.. Marie

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s