Um garoto holandês de 17 anos lançou um ataque específico para iPhones desbloqueados durante o fim de semana. Seu software, ao se instalar, de maneira automática, em aparelhos vulneráveis, exibia uma mensagem informando que “Seu iPhone foi hackeado porque ele é muito inseguro! Por favor acesse doiop.com/iHacked e torne seu aparelho seguro agora mesmo!”. A mensagem informava ainda que o valor para corrigir a falha era de 5 euros.

O holandês conseguiu criar com facilidade o malware que atua de maneira automática por conta de uma falha de segurança no aparelho: por padrão, todos os iPhones compartilham uma mesma senha para os usuários “root” e “mobile”. Normalmente isso não é um problema, mas alguns telefones desbloqueados possuem o sistema de administração remota SSH. Sabendo disso, torna-se simples criar malwares automatizados para explorar a falha de maneira massiva, obtendo o acesso total por meio da senha única via SSH.

Após ser exposto na mídia especializada, o garoto pediu desculpas e postou uma nota na segunda-feira (02) que informa, gratuitamente, como corrigir a falha de segurança.

Escrito por lbrito1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.