Em seu Security Intelligence Report 7, relatório semestral de segurança referente ao primeiro semestre de 2009, a Microsoft constatou que, mesmo sem a instalação de qualquer service pack, o Windows Vista é menos vulnerável a malware do que qualquer versão do Windows XP.

A Microsoft destacou, na seção referente a tendências em sistemas operacionais, que a taxa de infecção do Vista atualizado (com o último service pack) foi 61,9% menor que a do XP atualizado, enquanto entre as versões de lançamento (RTM), desatualizadas, o Vista levou vantagem de 85,3%. O relatório destaca ainda que, apesar da crescente adesão ao Vista, suas taxas de infecção se mantiveram estáveis ao longo dos meses, demonstrando que o sistema é menos suscetível a malwares que o seu predecessor.

O relatório usa como medida de infecção o CCM (cleaned per thousand, com o “M” referente ao latim para mil, “mille”) referente ao uso do Malicious Software Removal Tool (MSRT), ferramenta disponibilizada pela Microsoft e atualizada mensalmente, que procura e remove os malwares mais comuns. Dessa forma, o número total de computadores com certo sistema operacional instalado não distorce o resultado final.

Veja o relatório »

Anúncios

Escrito por lbrito1

4 Comments

  1. Pensam em tudo na hora de dart essas notícias mintirosas. Como que um S.O que bem dizer nem é usado vai conseguir ser o menos vulnerável então se é por isso se eu inventar um Sistema operacional hoje e só eu ter a cópia ele vai ser o mais seguro pois ninguém usa só eu. Que palhaçada essa notícia.

    Curtir

    Responder

  2. Leonardo Brito 07/11/2009 às 17:19

    Olá Blacklinux,

    Na verdade a base instalada do SO não interfere no resultado final.

    Como descrito pela reportagem, usa-se uma medida relativa, CCM, que é simplesmente uma porcentagem, eliminando as distorções que seriam causadas pela diferença da quantidade de usuários entre os SOs. Esse tipo de estatística é usada em todos os campos do conhecimento – geografia (nascimentos/mil hab), biologia etc.

    Curtir

    Responder

  3. erik nordstrom 11/11/2009 às 17:43

    Ainda assim, prefiro o xp, é leve e roda bem todos os jogos, tanto os antigos quanto os novos. Nunca tive problemas com virus, malwares, spywares, pra mim tomar cuidado por onde “pisa” ainda é um remédio melhor do que sofwares de segurança.

    Curtir

    Responder

  4. Isso é claro, quem é louco de ter o Vista no seu computador??? Menos Vista instalado, menos virus! Simples

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s