ReproduçãoAltieres Rohr em entrevista para o Fantástico

Editor e criador da Linha Defensiva, Altieres Rohr colaborou com uma reportagem do Fantástico sobre sequestradores que usam redes sociais para escolherem suas vítimas. Altieres recomendou o uso de controles de privacidade, disponíveis em várias redes sociais, para seguir usando as ferramentas de comunicação da internet correndo o mínimo de risco possível. A reportagem foi veiculada no programa do último domingo (1º).

A entrevista foi realizada em Maringá (PR) para a afiliada local da Globo, a TV Cultura, a pedido do Fantástico.

Segundo a reportagem, os criminosos, de classe média, usavam pistas encontradas em redes sociais — como fotos de viagens e de carros luxuosos — para inferir a situação financeira das possíveis vítimas.

“Segundo a polícia, os criminosos passavam horas e horas em sites de relacionamento, à procura de pessoas com sinais de riqueza. Os sequestradores olhavam principalmente as fotos, para saber, por exemplo, como era a casa da família e se a possível vítima fazia viagens para o exterior”, afirmou Maurício Ferraz, repórter do Fantástico, em reportagem produzida por Evandro Siqueira.

[ Assista a reportagem ]

Altieres também participará do programa Notícia em Foco, da rádio CBN, nesta segunda-feira (9), às 19h, para falar sobre o vazamento de dados na internet.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

One Comment

  1. Assisti a reportagem e fiquei impressionado como os criminosos tem usado de maneiras diferente a internet para praticar crimes.Mais ainda em saber que muito gente se expõe na internet – orkut – mostrando fotos da casa, lugares que mais frequentam etc.

    No ano de 2002 eu já me preocupava com isso, e já se passaram 8 anos e cada dia a internet está mais popular, isso na minha opinião implica em mais riscos e também ter mais cuidado na rede.

    Tambem gostei da maneira por fiquei conhecendo o Altieres Rohr.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s