
Editor e criador da Linha Defensiva, Altieres Rohr colaborou com uma reportagem do Fantástico sobre sequestradores que usam redes sociais para escolherem suas vítimas. Altieres recomendou o uso de controles de privacidade, disponíveis em várias redes sociais, para seguir usando as ferramentas de comunicação da internet correndo o mínimo de risco possível. A reportagem foi veiculada no programa do último domingo (1º).
A entrevista foi realizada em Maringá (PR) para a afiliada local da Globo, a TV Cultura, a pedido do Fantástico.
Segundo a reportagem, os criminosos, de classe média, usavam pistas encontradas em redes sociais — como fotos de viagens e de carros luxuosos — para inferir a situação financeira das possíveis vítimas.
“Segundo a polícia, os criminosos passavam horas e horas em sites de relacionamento, à procura de pessoas com sinais de riqueza. Os sequestradores olhavam principalmente as fotos, para saber, por exemplo, como era a casa da família e se a possível vítima fazia viagens para o exterior”, afirmou Maurício Ferraz, repórter do Fantástico, em reportagem produzida por Evandro Siqueira.
Altieres também participará do programa Notícia em Foco, da rádio CBN, nesta segunda-feira (9), às 19h, para falar sobre o vazamento de dados na internet.
Assisti a reportagem e fiquei impressionado como os criminosos tem usado de maneiras diferente a internet para praticar crimes.Mais ainda em saber que muito gente se expõe na internet – orkut – mostrando fotos da casa, lugares que mais frequentam etc.
No ano de 2002 eu já me preocupava com isso, e já se passaram 8 anos e cada dia a internet está mais popular, isso na minha opinião implica em mais riscos e também ter mais cuidado na rede.
Tambem gostei da maneira por fiquei conhecendo o Altieres Rohr.
CurtirCurtir