Jeremy Brooks/Creative CommonsBank of America

Banco é um dos quatro maiores dos Estados Unidos

Promotores norte-americanos indiciariam Rodney Reed Caverly, 37, por instalar software malicioso em caixas eletrônicos do Bank of America. O código permitiu que Caverly, que era funcionário do banco, realizasse saques fraudulentos sem deixar nenhum registro. A Justiça dos Estados Unidos não informou quanto ele roubou, apenas que passou o mínimo necessário (US$ 5 mil) para ser indiciado.

O acusado trabalhava no setor de informática do banco e era responsável pelo desenvolvimento de sistemas, inclusive para caixas eletrônicos, chamados nos Estados Unidos de ATMs (Automated Teller Machines). Os roubos ocorreram na cidade sede do banco, em Charlotte, na Carolina do Norte, entre os meses de março e outubro de 2009.

O processo contra Carverly foi iniciado no último dia 1º [PDF/Inglês].

Na Rússia, vírus roubam senhas

No mesmo dia, a Visa enviou um alerta a instituições bancárias informando que códigos maliciosos antes encontrados apenas em caixas eletrônicos na Rússia e na Ucrânia também estão começando a aparecer nos Estados Unidos. Nesses países, caixas eletrônicos com vírus para roubar senhas são conhecidos desde o ano passado.

No caso de Caverly, não há indícios de que senhas foram roubadas até o momento. A Justiça só informou que ele conseguiu realizar saques sem autorização.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

1 comentário

  1. “O código permitiu que Caverly, que era funcionário do banco, realizasse saques fraudulentos sem deixar nenhum registro”

    Se ele nao deixava rastros, como foi pego?

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.