Um auxiliar de informática de 21 anos foi preso nesta segunda feira (2) após aplicar golpes pela internet. Ele montou um site com preços em média 30% abaixo do mercado com pagamento somente via boleto bancário e entrega pelo correio. O produto, porém, jamais era entregue, segundo informou a Polícia Civil de São Paulo. O site estava on-line desde janeiro.
O principal atrativo era o setor de eletroeletrônicos. Depois do pedido realizado, o golpista enviava os boletos para o pagamento que produto, que jamais chegava, até que as vítimas percebiam o golpe. Para dificultar o rastreamento, o criminoso realizava a movimentação do site em lan houses espalhadas por toda a cidade de São Paulo. A conta bancária onde o dinheiro das compras era depositado continha dados incorretos de endereço.
Os policiais investigaram os endereços IP envolvidos no site, chegando às lan houses acessadas, e também as constantes transferências de dinheiro para diversas contas. O resultado foi a identificação do golpista. A ação criminosa foi interrompida quando Delegacia de Repressão a Delitos Cometidos por Meios Eletrônicos localizaram a casa do golpista e o prenderam. Ele vai responder por estelionato.
A polícia não informou qual era o nome do site operado pelo rapaz. Também nesta segunda (2), o Procon de São Paulo divulgou uma lista de sites envolvidos com a não-entrega de produtos.
Leia também
- Na Polícia Civil de SP: Auxiliar de informática monta site para aplicar golpes