O Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br), coordenador do NIC.br, que opera o Registro.br, enviou uma resposta à reportagem realizada sobre as práticas de registro de domínios antes do pagamento.

Na carta, o NIC.br não identificou nenhum erro de informação dado pela Linha Defensiva, mas justificou a prática de liberação antes de pagamento. Segundo o CGI.br, o NIC.br prefere um “funcionamento mais amigável que um modelo mais ‘comercial'” por não ter fins lucrativos. Ainda segundo o Comitê, os R$ 30 de um domínio “não representará uma barreira a um mal-intencionado”.

A carta também ressaltou a existência dos domínios “b.br”, destinados exclusivamente à instituições financeiras. Os domínios, apesar de existirem desde 2007, não foram adotados como meio primário de acesso aos sites das instituições financeiras, embora muitas possuam o domínio. O NIC.br afirma estar buscando a cooperação das instituições financeiras para divulgar esses domínios.

O Registro.br ainda afirmou que domínios .com podem ser registrados apenas com um cartão de crédito, sem necessidade de um documento como CPF ou CNPJ. A reportagem da Linha Defensiva mostrou que o CPF, sim, é uma barreira facílima de ser burlada, dada a facilidade de encontrar esse documento na internet.

O próprio CGI.br admite que esse processo pode ser burlado, mas que “de qualquer forma, a exigência da declaração, mesmo falsa, expõe o pretenso registrante” — o que a Linha Defensiva acreditar ser falso: a declaração do CPF ou CNPJ é sim importante, mas não é um número rastreável se já estava disponível publicamente na internet.

Um dos comentários feito na reportagem da Linha Defensiva, pelo internauta Ivã Zaown, ressaltou ainda que o próprio Registro.br divulga os números CPF de quem registra domínios, mostrando o caráter público deste número atualmente.

Outro comentarista, Antonio, afirmou que exigir o pagamento “dificultaria um pouco o registro destes dominios espúrios e principalmente com o pagamento efetuado teríamos mais uma informação para chegar nestes bandidos”.

A Linha Defensiva concorda com essas duas posições expressadas por seus leitores, mas também convida todos a lerem a carta do NIC.br na íntegra e tirar suas conclusões a respeito do assunto.

Lista do processo de liberação

O Registro.br comentou que “a inexistência da lista [de domínios em processo de liberação] apenas aumentaria o mesmo problema e o tornaria não transparente”. A Linha Defensiva afirma que em nenhum momento sugeriu a não-publicação desta lista, que contém os domínios que foram congelados e vão voltar para ser registrados. O destaque para a lista apenas teve o intuito de mostrar a existência do problema discutido pela reportagem.

A transparência do NIC.br nesta questão é digna de elogios e não deve ser modificada.

Escrito por Altieres Rohr

Editor da Linha Defensiva.

3 comentários

  1. Li a resposta do registro.br e não gostei. O pagamento deve ser efetuado ANTES de liberar o dominio. Bastaria bloquear o dominio e aguardar o pagamento, simples assim! Pede-se o CPF/CNPJ apenas para parecer mais seguro, mas o número NÃO é conferido com a base da dados da receita. Na prática o dominio especifico para bancos b.br não resolve o problema apontado pela Linha defensiva, o registro.br continua aceitando e ativando em 30 minutos dominios que CLARAMENTE usam marcas conhecidas! e gostaria de uma explicação para a demora na retirada destes dominios espurios aṕos as denuncias, com certeza não ocorre em trinta minutos. 15 anos é muito tempo no mesmo cargo não é?

    Curtir

    Responder

  2. Pablo Jakelaitis 14/05/2011 às 08:33

    Concordo com o Antonio,

    Deve haver mais rigor, no formulario para criação de regstros nacionais, além de pedirem por exemplo dados pessoais, endereço, conteúdo que vai haver no site, e após o site ser criado, eles poderiam verificar se há arquivos mal-intencionados, e uma reforçada no sistema de captha.

    Curtir

    Responder

  3. CPF? O meu CPF por exemplo, não pude usar para o registro de meu nome, por estar sendo usado no registro.br por outra pessoa. Jà abri chamados, já tentei contato com a pessoa que tá com o meu CPF com responsável, e no entanto, sem resultado.

    Foi exigido um longo processo para que eu, responsavel pelo CPF, provar que o mesmo é meu. Mas, o outro, tá lá usando o meu número de CPF…

    Para registrar o dominio adaobraga.com.br tive que usar o CNPJ. No entanto, até a presente data, nunca recebi a desassociação de meu CPF de outra pessoa de nome Christian…

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.