Alerta do Google

O Blog do Google anunciou que emitirá um alerta quando suas páginas de busca forem vistas em sistemas infectados por um malware específico. O problema foi detectado pela empresa usando dados de pesquisa pouco comuns gerados pelos computadores contaminados com o vírus. O código malicioso enviava o tráfego ao Google através de alguns servidores de proxy.

O problema foi detectado durante a manutenção de alguns servidores. Os servidores de manutenção deviam parar de receber tráfego de pesquisa, o que não ocorreu. Quando os engenheiros foram analisar o que estava havendo, descobriram as conexões realizadas pelo vírus aos sistemas do Google – um erro do vírus o impedia de perceber que os servidores do Google corretos não eram aqueles que entraram em manutenção.

Daí o Google decidiu usar esses dados para avisar as vítimas quando elas acessarem seu site.

No entanto, a medida pode abrir portas para outros golpes, principalmente de engenharia social. Não é muito difícil para um criminoso fazer uma página falsa igual a do Google, com o mesmo aviso de que o sistema está infectado, aconselhando o download de um software falso para remover o suposto malware.

Nesse golpe, chamado de scareware, o falso antivírus detecta diversas infecções que não existem no seu sistema, e afirma que as detecções só podem ser removidas com a compra do software. Além disso, o falso antivírus pode abrir portas para outros malwares.

O Google não irá pedir o download de nenhum programa específico para remover o malware, embora a instalação de um antivírus esteja na página com as medidas sugeridas para desinfectar o sistema. O Google também faz questão de mencionar os antivírus falsos para que usuários não os instalem.

Fica a pergunta: será que a ação é positiva ou vai causar apenas mais medo e dúvidas nos internautas?

Anúncios

Escrito por Giovane Martins

Acadêmico de Filosofia - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo membro do grupo de pesquisas Filosofia e Interdisciplinaridade, sob a orientação do prof. Dr. Agemir Bavaresco. Realiza pesquisas nos seguintes temas: Opinião Pública, Democracia e Representação Política. É pesquisador do Centro de Estudos em Filosofia Americana (CEFA), sob a orientação do prof. Dr. Paulo Ghiraldelli Jr., participando do grupo de pesquisa Filosofia e Subjetividade, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), trabalhando com o tema da teoria das esferas do filósofo alemão Peter Sloterdijk. Membro do GT da ANPOF "Semiótica e Pragmatismo" e membro associado da The Richard Rorty Society. Site pessoal: http://www.giovanemartins.com.br/

One Comment

  1. isso é muito bom, já que todos os sites estão bem preocupados em estar bem visto no google sem duvida vai aumentar a segurança!

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s