Um e-mail malicioso está sendo espalhado por contas de e-mail brasileiras, se passando por uma mensagem da Natura – empresa brasileira fabricante de cosméticos, com o assunto “Natura Ekos – Você foi contemplado (a)”.
A mensagem leva a crer que o usuário foi sorteado em uma promoção da empresa, podendo ganhar prêmios de até R$ 150. O golpe deixa um link para o internauta “se cadastrar. No entanto, ao clicar no link a vítima é levada ao download do trojan.
O falso site usado pelos criminosos contém uma “introdução” da falsa promoção, tentando aumentar a ideia de legitimidade do e-mail.
Ao baixar e executar o arquivo, o código malicioso tenta roubar senhas de sites usados pela vítima.
O BankerFix já remove o código malicioso.

Fraude usa isca de promoção para levar internauta a um ladrão de senhas bancárias. (Foto: Reprodução)
Endereço usado é semelhante ao verdadeiro
O domínio usado pelos criminosos é muito parecido com o domínio original usado pela Natura, tendo apenas algumas letras que diferenciam o site legítimo do malicioso.
- www.naturaekos.com.br [ endereço legítimo ]
- http://www.natura-ekos.com [ site malicioso – não acesse ]
Isso pode ser preocupante, pois além da forma convencional usada pelo vírus para propagar a praga (por e-mail), os crackers ainda podem se aproveitar de usuários que acessaram o domínio por engano, simplesmente digitando errado o endereço do site.
Essa técnica é conhecida como typosquatting, e pode ser usada tanto por criminosos quanto por empresas donas de sites legítimos, que poderiam criar um domínio parecido com o original, prevendo os erros de digitação dos usuários. Caso o usuário digite o endereço errado, ele pode acabar em um site idêntico ao legítimo, evitando que a empresa perca algum lucro. Vale frisar que isso é raro, e na maioria das vezes “sites idênticos” são maliciosos.
Evitando o golpe
A melhor forma de se proteger de malwares enviados por e-mail é não abrir mensagens suspeitas, principalmente as que prometem prêmios, fazem ameaças em nome de bancos, ou mandam links que tentam usar da curiosidade dos usuários. Embora os serviços de e-mail sejam um dos meios de comunicação mais usados atualmente, bancos e empresas raramente usam o serviço para qualquer tipo de comunicado, justamente pelo grande número de malwares utilizando essa técnica.
Recebi esse e-mail e achei melhor pesquisar. Ainda bem que achei o teu post. Obrigada!
(Obs:. O e-mail também está chegando da seguinte forma:
Promocoes Boticario – promocoes@boticario.com.br
Você foi sorteada pela Natura!)
CurtirCurtir