Área de Trabalho Remota

Vírus infecta sistema pela Conexão Remota. (Foto: Reprodução)

A Microsoft e a empresa de segurança F-Secure divulgaram a descoberta de um novo worm, que vem infectando computadores ligados a redes de diversas empresas. O código malicioso se espalha através de um serviço disponível em versões superiores ao Windows XP, conhecido como RDP (Remote Desktop Protocol), usado para acessar remotamente outros computadores, e que necessita de credenciais (nome de usuário e senha) para poder ser usados.

Após acessar um sistema, a praga busca por outros computadores em rede com o serviço habilitado, utilizando uma lista de senhas fracas comumente utilizadas. Os pesquisadores acessaram a lista, que continha senhas como “12345”, “password” ou “admin”. Os nomes de usuário da lista também são muito comuns, como “administrator”, “root” e “user”.

“Esse worm em particular destaca a importância de se configurar senhas fortes.”, afirmou Gradascevic, da Microsoft.

Segundo a Microsoft, o principal objetivo do Morto é realizar ataques de negação de serviço (DDoS) a alvos específicos.

As principais formas de se proteger da praga são utilizar um usuário limitado e evitar a utilização de senhas fracas.

Anúncios

Escrito por Giovane Martins

Acadêmico de Filosofia - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo membro do grupo de pesquisas Filosofia e Interdisciplinaridade, sob a orientação do prof. Dr. Agemir Bavaresco. Realiza pesquisas nos seguintes temas: Opinião Pública, Democracia e Representação Política. É pesquisador do Centro de Estudos em Filosofia Americana (CEFA), sob a orientação do prof. Dr. Paulo Ghiraldelli Jr., participando do grupo de pesquisa Filosofia e Subjetividade, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), trabalhando com o tema da teoria das esferas do filósofo alemão Peter Sloterdijk. Membro do GT da ANPOF "Semiótica e Pragmatismo" e membro associado da The Richard Rorty Society. Site pessoal: http://www.giovanemartins.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s