Área de Trabalho Remota

Vírus infecta sistema pela Conexão Remota. (Foto: Reprodução)

A Microsoft e a empresa de segurança F-Secure divulgaram a descoberta de um novo worm, que vem infectando computadores ligados a redes de diversas empresas. O código malicioso se espalha através de um serviço disponível em versões superiores ao Windows XP, conhecido como RDP (Remote Desktop Protocol), usado para acessar remotamente outros computadores, e que necessita de credenciais (nome de usuário e senha) para poder ser usados.

Após acessar um sistema, a praga busca por outros computadores em rede com o serviço habilitado, utilizando uma lista de senhas fracas comumente utilizadas. Os pesquisadores acessaram a lista, que continha senhas como “12345”, “password” ou “admin”. Os nomes de usuário da lista também são muito comuns, como “administrator”, “root” e “user”.

“Esse worm em particular destaca a importância de se configurar senhas fortes.”, afirmou Gradascevic, da Microsoft.

Segundo a Microsoft, o principal objetivo do Morto é realizar ataques de negação de serviço (DDoS) a alvos específicos.

As principais formas de se proteger da praga são utilizar um usuário limitado e evitar a utilização de senhas fracas.

Anúncios

Escrito por Giovane Martins

Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestrando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Estudante de especialização em Educação, com ênfase em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Editor adjunto da revista Redescrições. Membro do GT da ANPOF "Semiótica e Pragmatismo" e membro associado da The Richard Rorty Society. Finalista do Prêmio JOTA/Inac de Combate à Corrupção do ano de 2016. Participou da organização do XIV Congresso Internacional da Société Internationale pour l'Étude de la Philosophie Médiévale (SIEPM). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Tolerância no Liberalismo Moderno; Liberdade de Expressão; Pluralismo de Valores; Liberalismo; Socialismo; Social-Democracia; Filosofia Política e Social; Filosofia Moderna.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.