
#opMegaupload derrubou sites do governo dos EUA, das gravadoras e do lobby pró-copyright.
Após o fechamento do site de compartilhamento Megaupload, pessoas que se identificaram com o movimento Anonymous iniciaram uma retaliação contra sites das instituições envolvidas. A operação #opMegaupload derrubou pelo menos 10 sites na noite desta quinta-feira (19).
Considerada a maior operação já feita pelo Anonymous, a #opMegaupload começou logo após a baixa do site de compartilhamento Megaupload acusado por infringir leis antipirataria. Em sua conta no Twitter (@anonops), os ativistas pediram apoio a todos que quisessem ajudar a derrubar sites envolvidos com o fechamento do Megaupload.
O protesto se deu por meio de um ataque negação de serviço distribuído (DDoS) realizados com a ferramenta LOIC.
Sites atacados
- Sites do governo dos EUA
- justice.gov
- copyright.gov
- fbi.gov
- usdoj.gov
- universalmusic.com
- wmg.com
- riaa.org
- mpaa.org
- hadopi.fr
- bmi.com
Muitos do sites já estão operando normalmente.
Próximos alvos
De acordo com uma nota publicada pelos ativistas, os ataques continuariam nesta sexta-feira (20). Os próximos alvos estariam ligados ao governo da Nova Zelândia, que acatou o pedido de um tribunal norte-americano para prender os envolvidos com o Megaupload.
Na noite em que ocorreram os ataques, a empresa de monitoramento de tráfego na web Akamai registrou um aumento no tráfego da internet de pelo menos 25%, valor maior que o normal para o horário (em torno de 00h30). No Twitter também houve um grande aumento em postagens. O nome Megaupload e a frase “The Internet Strikes Back” viraram Trending Topic mundial.
Popularidade
O Megaupload era o segundo maior site de download direto do mundo, segundo o ranking da Alexa, que mede o tráfego de sites na internet. O site ocupava a posição #73 entre os maiores sites do mundo.
O único site maior é o MediaFire, com a posição #66. O Rapidshare, outro site popular, está na posição #216.
Se o Fórum Linha defensiva de fato foi alvo desse tipo de ataque – negação de serviço – esse grupo ou essas pessoas que fazem isso são apenas baderneiros da web.
CurtirCurtir