Companhias antivírus discordam sobre apps que capturam dados dos usuários. (Foto: Divulgação)

A empresa de segurança Symantec que denunciou uma das maiores infecções em Android nesse final de semana, recebeu críticas da empresa de segurança móvel Lookout Security. Segundo a Lookout, os 13 aplicativos denunciados não eram maliciosos, mas sim apps legítimos patrocinados por anúncios um pouco mais agressivos que o normal.

A Symantec afirmou que os 13 aplicativos encontrados estavam infectados com uma variante de um cavalo de Troia, o Android.Counterclank. Segundo a fabricante de antivírus, os aplicativos coletavam dados dos usuários e modificavam sua tela inicial de browser para apresentar materiais de publicidade. A praga teria sido instalada por 5 milhões de usuários.

Tim Wyatt, engenheiro chefe da Lookout, disse que a Symantec exagerou em sua denuncia identificando os aplicativos como maliciosos ao dizer que os mesmos estavam infectados com um cavalo de Troia. Segundo a empresa essas atividades não justificam as aplicações serem apontadas como malware, já que aparentam ser uma rede de anúncios como outra qualquer. Em relação ao roubo de dados, a companhia não os classifica assim, já que todas as ações a serem realizadas pelos aplicativos são mostradas na tela antes de sua instalação, tendo o usuário a opção de autorizar ou não.

O Google removeu algumas aplicações listadas como maliciosas pela Symantec, mesmo que a publicidade agressiva não seja razão para remoção. Aplicativos de outras empresas que apresentam os mesmo sintomas como os da Ogre Games, continuam ainda disponíveis na Android Market.

Anúncios

Escrito por engineerbr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.