
Hacker que realizou o ataque é simpatizante do movimento Anonymous. (Foto: Anonymous Editor / CC-BY)
Simpatizante da Anonymous, o hacker conhecido como Havittaja comandou nessa semana um ataque ao site da Brigada Militar (BM) do Rio Grande do Sul que acabou deixando o site por horas fora do ar. O ataque teve inicio por volta das 23h da última quarta-feira (7), prosseguindo durante a madrugada de quinta (8).
Segundo a BM, o site saiu do ar por volta das 15h devido a uma sobrecarga em seus servidores proveniente de um DDoS. O atacante pediu em sua conta no Twitter ajuda de outros simpatizantes da Anonymous para a realização do ataque, além da utilização de botnets.
De acordo com as publicações realizadas em sua conta no Twitter, Havitajja afirma que foram pelo menos 40 horas de ataque seguidas. O hacker direcionou a frase abaixo ao diretor do Departamento de Informática da BM, o coronel Leonel Andrade que classificou a ação como uma “brincadeira”.
Ataque a Brigada Militar encerrado! 40 horas de ataque! P.S.: isso não foi uma brincadeira.
Ataque anterior
Esse não foi o primeiro ataque sofrido pela BM. Em junho de 2011, Havittaja invadiu os servidores da policia e divulgou dados na internet. Logo após o ataque, a BM gaúcha informou que os dados roubados não eram sigilosos.
O novo ataque não roubou nenhum dado da instituição.
Segundo o coronel Andrade, é necessário melhorar a segurança do firewall além de aumentar a capacidade do servidor quanto ao número de acessos solicitados, diminuindo assim o risco de um DDoS ter sucesso.
Havittaja é um dos membros mais ativos do Anonymous. Ele já assumiu ataques a diversos sites, como a Policia Militar de Goiás, a prefeitura de Maceió e até mesmo o site do Exército brasileiro, entre outros.
Ele também mantinha contato com Sabu, o líder do LulzSec que se transformou em um informante do FBI.

Hacker assumiu ataques no Twitter. (Foto: Reprodução)
Sempe m ataque DDoS da certo? Quanto a internet vai barrar um ataque DDoS?A estudos para este fim?
CurtirCurtir
vC TEN NOCAO DE q e um ataqueDDoS, mane???
CurtirCurtir