Bender Rodriguez, personagem do Futurama (Foto: Divulgação / Viacom)

Uma eleição experimental para o Conselho de Educação de Washington, nos Estados Unidos, terminou com a vitória de Bender Entortar Rodríguez, personagem da série animada Futurama. O resultado se deve à liberdade que o Conselho deu para que hackers tentassem interferir com o sistema para garantir a segurança da votação. O teste ocorreu em condições reais quatro dias antes da eleição verdadeira.

A votação pela internet é um projeto piloto na cidade de Washington e tem como objetivo permitir que pessoas que estejam fora do país consigam exercer o direito de votar.

A invasão levou apenas 48 horas. Nesse período, pesquisadores da Universidade de Michigan conseguiram acesso ao servidor. Conseguiram descobrir os códigos de votação para cada eleitor, os votos que foram dados, e alterar os votos para qualquer candidato.

Nos Estados Unidos é permitido o voto “write-in”, quando se escreve o nome do candidato em vez de votar em uma das opções existentes. Todos os votos foram trocados para “write-in” com o nome do personagem do Futurama.

Entre os responsáveis pelo teste está J. Alex Halderman, um especialista que já descobriu falhas em vários modelos de urnas eletrônicas.

Segundo o artigo que escreveram sobre a invasão, os pesquisadores ainda identificaram um acesso de um endereço IP do Irã, que eles bloquearam. Eles ainda obtiveram acesso a câmeras de vigilância da sala onde estava o servidor e também se infiltraram em equipamentos de rede.

Os especialistas deixaram diversos rastros do ataque, inclusive substituindo mensagens dos sistemas de votação. Mesmo assim, levou dois dias para que os administradores do sistema percebessem que a rede havia sido comprometida.

Os pesquisadores acreditam que a votação pela internet não é possível com as tecnologias de segurança atuais e que será preciso muitos avanços antes de essa opção ser tecnicamente viável.

Veja também

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s