É comum os criminosos usarem engenharia social para atraírem as vítimas para seus golpes. Em época de declaração de Imposto de Renda, uma fraude por email muito comum usa o tema “malha fina da Receita Federal” para convencer usuários a clicarem em um link malicioso.
O email tenta se passar por um aviso da Receita Federal: “Analisando seu CPF, encontramos uma divergência a qual acarretou a inclusão na malha fina, estamos enviando um demonstrativo dos números apresentados e dos números divergentes.”
Ao clicar para visualizar o demonstrativo, o usuário é redirecionado para um site falso da Receita Federal, que normalmente tentará instalar uma praga digital. Em um golpe analisado pela Linha Defensiva, era oferecido um Java applet tentando se passar pelo Adobe Flash. Se for permitida a execução desse applet, o computador será infectado com um tipo de trojan que configura um proxy malicioso no navegador que redireciona sites bancários.

Golpe circula principalmente em época de imposto de renda. (Foto: Reprodução)
A Receita Federal publicou um alerta quanto a esse tipo de golpe, avisando que o site não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome.
Eu permiti a execução. Como faço para livrar meu computador desse virus?
CurtirCurtir
achei estranho quando vi a msn no meu email e logo suspeitei que podesse ser um golpe..logo fiz uma pesquiza no google e realmente tive certeza que aquela msn era realmente enganadora. por um lado fiquei aliviado ja que meu CPF esta limpo na RF e por outro lado to revoltado com essa quadrilha que tenta dar esses golpes e com policia ou o orgao responsavel por inibir esse tipo de crime..essa pagina foi muito util…VALEU!!!
CurtirCurtir