O Facebook anunciou que emitirá um aviso aos usuários ainda infectados pelo trojan DNSChanger. A mensagem dá informações sobre a praga e instruções sobre como removê-la. O anúncio será exibido após de uma verificação no servidor DNS configurado pelo usuário. Caso a configuração seja a do malware, o anúncio será mostrado.

Aviso do Facebook aos usuários infectados. (Foto: Reprodução)

O trojan DNSChanger se disseminou em 2011, modificando as configurações DNS de diversas empresas e usuários para servidores maliciosos. Dessa forma, as vítimas tinham seus resultados de busca manipulados, exibindo anúncios e sites falsos.

No final do ano passado, foram presos seis homens acusados de criar o vírus. Os servidores DNS do trojan, antes responsáveis pelos redirecionamentos, foram transformados em servidores legítimos, garantindo que os usuários infectados permaneçam com acesso a internet.

Porém, no dia 9 de julho desse ano, esses servidores devem ser fechados pelo FBI, fazendo com que os internautas que ainda possuem os sistemas infectados fiquem sem acesso a internet, já que o servidor DNS não poderá mais resolver nenhum domínio.

Segundo a organização DCWG, 350 mil usuários ainda podem estar infectados pela praga. Grande parte dessas vítimas usam o Facebook ou Google, que estão emitindo os avisos em relação ao trojan em sistemas infectados.

Anúncios

Escrito por Giovane Martins

Acadêmico de Filosofia - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo membro do grupo de pesquisas Filosofia e Interdisciplinaridade, sob a orientação do prof. Dr. Agemir Bavaresco. Realiza pesquisas nos seguintes temas: Opinião Pública, Democracia e Representação Política. É pesquisador do Centro de Estudos em Filosofia Americana (CEFA), sob a orientação do prof. Dr. Paulo Ghiraldelli Jr., participando do grupo de pesquisa Filosofia e Subjetividade, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), trabalhando com o tema da teoria das esferas do filósofo alemão Peter Sloterdijk. Membro do GT da ANPOF "Semiótica e Pragmatismo" e membro associado da The Richard Rorty Society. Site pessoal: http://www.giovanemartins.com.br/

2 Comments

  1. Luciane Martins 10/06/2012 às 20:54

      
    Boa noite pessoal, li esta notícia, Trojan DNSChanger se disseminou em 2011, modificando as configurações DNS de diversas empresas e usuários para servidores maliciosos. Dessa forma, as vítimas tinham seus resultados de busca manipulados, exibindo anúncios e sites falsos.
    Porque já fiz tudo que eu sabia, e continuo com o problema de DNS!!!
    E quando aparece uma mensagem dizendo que a pagina esta demorando para responder, aí diz assim, sair ou aguardar! E esta super lento para abrir páginas…
    Por favor me ajudem, não sei se é vírus?! E se for como faço para excluir?
    Obrigada pela atenção, Luciane

    Curtir

    Responder

  2. Nesse caso provavelmente é um ataque brasileiro ou qualquer outra coisa, não o DNSChanger.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s