O Facebook anunciou que emitirá um aviso aos usuários ainda infectados pelo trojan DNSChanger. A mensagem dá informações sobre a praga e instruções sobre como removê-la. O anúncio será exibido após de uma verificação no servidor DNS configurado pelo usuário. Caso a configuração seja a do malware, o anúncio será mostrado.

Aviso do Facebook aos usuários infectados. (Foto: Reprodução)

O trojan DNSChanger se disseminou em 2011, modificando as configurações DNS de diversas empresas e usuários para servidores maliciosos. Dessa forma, as vítimas tinham seus resultados de busca manipulados, exibindo anúncios e sites falsos.

No final do ano passado, foram presos seis homens acusados de criar o vírus. Os servidores DNS do trojan, antes responsáveis pelos redirecionamentos, foram transformados em servidores legítimos, garantindo que os usuários infectados permaneçam com acesso a internet.

Porém, no dia 9 de julho desse ano, esses servidores devem ser fechados pelo FBI, fazendo com que os internautas que ainda possuem os sistemas infectados fiquem sem acesso a internet, já que o servidor DNS não poderá mais resolver nenhum domínio.

Segundo a organização DCWG, 350 mil usuários ainda podem estar infectados pela praga. Grande parte dessas vítimas usam o Facebook ou Google, que estão emitindo os avisos em relação ao trojan em sistemas infectados.

Anúncios

Escrito por Giovane Martins

Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestrando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Estudante de especialização em Educação, com ênfase em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Editor adjunto da revista Redescrições. Membro do GT da ANPOF "Semiótica e Pragmatismo" e membro associado da The Richard Rorty Society. Finalista do Prêmio JOTA/Inac de Combate à Corrupção do ano de 2016. Participou da organização do XIV Congresso Internacional da Société Internationale pour l'Étude de la Philosophie Médiévale (SIEPM). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Tolerância no Liberalismo Moderno; Liberdade de Expressão; Pluralismo de Valores; Liberalismo; Socialismo; Social-Democracia; Filosofia Política e Social; Filosofia Moderna.

2 comentários

  1. Luciane Martins 10/06/2012 às 20:54

      
    Boa noite pessoal, li esta notícia, Trojan DNSChanger se disseminou em 2011, modificando as configurações DNS de diversas empresas e usuários para servidores maliciosos. Dessa forma, as vítimas tinham seus resultados de busca manipulados, exibindo anúncios e sites falsos.
    Porque já fiz tudo que eu sabia, e continuo com o problema de DNS!!!
    E quando aparece uma mensagem dizendo que a pagina esta demorando para responder, aí diz assim, sair ou aguardar! E esta super lento para abrir páginas…
    Por favor me ajudem, não sei se é vírus?! E se for como faço para excluir?
    Obrigada pela atenção, Luciane

    Curtir

    Responder

  2. Nesse caso provavelmente é um ataque brasileiro ou qualquer outra coisa, não o DNSChanger.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.