A lentidão no acesso à rede social Facebook percebida por internautas na ultima quinta-feira (31) levantou a hipótese de ataque ao site. A ideia acabou sendo fortalecida após uma publicação de um porta-voz do Anonymous em sua conta no Twitter. Agora, os mesmos simpatizantes do coletivo afirmam não ter relação nenhuma com o ocorrido.
Com tantas especulações, o grupo acabou por publicar no dia seguinte aos problemas (1°) uma nota através da conta @YourAnonNews afirmando não ter relação nenhuma com o ocorrido e que “nunca iria atacar” a rede de Mark Zuckerberg. “Por que atacaríamos uma ferramenta que tantos anons usam para partilhar informações?”, diz o comunicado.
Note: Anonymous would never attack Facebook, we have said this many times. Why would we attack a tool that many anons use to spread info?
— Anonymous (@YourAnonNews) junho 1, 2012
O Facebook também já havia negado que a causa da instabilidade tenha relação com qualquer ataque.
A causa do problema, porém, permanece desconhecida.
Ameaças
Apesar da nova afirmação, o movimento Anonymous já realizou ameaças e até criou uma operação chamada #OPFacebook ou #OPFB. Em questão estavam as práticas de privacidade do site de relacionamentos, que alguns dos simpatizantes do coletivo entendiam ser abusivas.