A nova versão do navegador Google Chrome trará uma restrição com o objetivo de aumentar a segurança dos usuários. A partir da próxima versão, extensões e apps para o navegador só poderão ser instaladas a partir da Chrome Web Store, site controlado pelo próprio Google.

Essa ação visa diminuir ações maliciosas voltadas aos usuários do Chrome. Com toda a popularidade do browser, criminosos criaram um grande número de extensões maliciosas e as distribuíam em qualquer site, já que não havia um controle direto pela equipe do Google. Muitas vezes essas aplicações eram utilizadas no roubo de dados e controle de usuários, exibição de anúncios falsos, entre outros.

Extensões que não estejam na loja do browser não poderão mais ser instaladas. O Google poderá verificar com sua equipe de segurança todas as novas aplicações que deverão ser adicionadas em sua loja, visando assim diminuir a presença de arquivos maliciosos, além de cadastrar os desenvolvedores das extensões dentro dos seus termos de uso.

Golpes com falsas extensões já foram foram vistos no Brasil na rede social Facebook, onde os desenvolvedores conseguiam “curtir” de forma ilegítima para páginas pré-programadas em scripts, utilizados nas extensões. Esses likes muitas vezes eram vendidos, permitindo assim a criação de receita para o golpista.

Mesmo com a novidade dificultando fraudes, criminosos sempre criam novos métodos e podem começar a atacar outros navegadores ou “mudar de estratégia” para se adaptar à nova restrição.

Além disso, ainda se deve manter cuidado com extensões, mesmo as presentes na loja do Google. Criminosos já hospedaram falsas extensões na Chrome Web Store e as utilizavam em golpes na internet.

Anúncios

Escrito por engineerbr

3 Comments

  1. a versão DEV já esta fazendo isso quando tenta instala http://www.interoperabilitybridges.com/ChromeWMP/wmpChrome.crx

    Curtir

    Responder

  2. Porque toda vez que entro em uma página, abrem se outras, principalmente de publicidade? como faço para bloquear isto?

    Curtir

    Responder

    1. reinstala

      Curtir

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s