ClamAV

Muita gente conhece o ClamAV, antivírus multiplataforma e de código aberto. O programa é mais comumente usado em servidores de e-mails, mas também pode ser instalado por usuários domésticos do Linux ou Windows.

A postura de manter o código de um software de segurança disponível para todos os internautas é incomum, mas oferece alguns benefícios. Um deles é a possibilidade de qualquer pessoa ou grupo poder contribuir com o desenvolvimento e a atualização do antivírus. A Sanesecurity, grupo especializado na criação de assinaturas de ameaças digitais, distribui um banco de dados de assinaturas de vírus e fraudes que inclui muitas assinaturas para detectar ameaças brasileiras, melhorando muito o desempenho do antivírus nesses casos.

As definições são atualizadas diariamente, e os administradores podem escolher quais baixar, ou simplesmente adicionar determinadas assinaturas as já existentes nos bancos de dados. Dessa forma, administradores de empresas brasileiras podem priorizar o combate a ameaças frequentemente usadas por criminosos brasileiros em mensagens de e-mail, como phishings ou malwares.

As definições também podem ser utilizadas por usuários domésticos, e o programa pode ser configurado para baixá-las automaticamente.

Quem quer contribuir com o banco de dados de ameaças brasileiras pode enviar e-mail para o endereço porcupine.signatures@gmail.com.

Anúncios

Escrito por Giovane Martins

Acadêmico de Filosofia - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo membro do grupo de pesquisas Filosofia e Interdisciplinaridade, sob a orientação do prof. Dr. Agemir Bavaresco. Realiza pesquisas nos seguintes temas: Opinião Pública, Democracia e Representação Política. É pesquisador do Centro de Estudos em Filosofia Americana (CEFA), sob a orientação do prof. Dr. Paulo Ghiraldelli Jr., participando do grupo de pesquisa Filosofia e Subjetividade, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), trabalhando com o tema da teoria das esferas do filósofo alemão Peter Sloterdijk. Membro do GT da ANPOF "Semiótica e Pragmatismo" e membro associado da The Richard Rorty Society. Site pessoal: http://www.giovanemartins.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s