ClamAV

Muita gente conhece o ClamAV, antivírus multiplataforma e de código aberto. O programa é mais comumente usado em servidores de e-mails, mas também pode ser instalado por usuários domésticos do Linux ou Windows.

A postura de manter o código de um software de segurança disponível para todos os internautas é incomum, mas oferece alguns benefícios. Um deles é a possibilidade de qualquer pessoa ou grupo poder contribuir com o desenvolvimento e a atualização do antivírus. A Sanesecurity, grupo especializado na criação de assinaturas de ameaças digitais, distribui um banco de dados de assinaturas de vírus e fraudes que inclui muitas assinaturas para detectar ameaças brasileiras, melhorando muito o desempenho do antivírus nesses casos.

As definições são atualizadas diariamente, e os administradores podem escolher quais baixar, ou simplesmente adicionar determinadas assinaturas as já existentes nos bancos de dados. Dessa forma, administradores de empresas brasileiras podem priorizar o combate a ameaças frequentemente usadas por criminosos brasileiros em mensagens de e-mail, como phishings ou malwares.

As definições também podem ser utilizadas por usuários domésticos, e o programa pode ser configurado para baixá-las automaticamente.

Quem quer contribuir com o banco de dados de ameaças brasileiras pode enviar e-mail para o endereço porcupine.signatures@gmail.com.

Anúncios

Escrito por Giovane Martins

Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestrando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Estudante de especialização em Educação, com ênfase em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Editor adjunto da revista Redescrições. Membro do GT da ANPOF "Semiótica e Pragmatismo" e membro associado da The Richard Rorty Society. Finalista do Prêmio JOTA/Inac de Combate à Corrupção do ano de 2016. Participou da organização do XIV Congresso Internacional da Société Internationale pour l'Étude de la Philosophie Médiévale (SIEPM). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Tolerância no Liberalismo Moderno; Liberdade de Expressão; Pluralismo de Valores; Liberalismo; Socialismo; Social-Democracia; Filosofia Política e Social; Filosofia Moderna.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s