Samsung 530U3C é um dos modelos vulneráveis. (Foto: Divulgação)

Samsung 530U3C é um dos modelos vulneráveis. (Foto: Divulgação)

Há quem questione se um vírus pode danificar o hardware. A resposta é: pode, se o hardware se comportar de uma maneira que o prejudique, ou seja, se o hardware é falho. Usuários e desenvolvedores identificaram uma falha em diversos modelos de notebooks da Samsung com UEFI (o novo padrão de interface do sistema operacional com o hardware). Por algum motivo, a inicialização do Linux “tropeça” na falha, o que trava o computador, danifica o chip do notebook e impede a máquina de religar.

O comportamento é mais conhecido como “brick” (tijolo) – uma alusão à ideia de que o eletrônico “brickado” é tão útil quanto um tijolo, já que seu sistema não funciona mais.

Apenas alguns modelos da Samsung possuem o problema. Eles incluem notebooks das séries 300E5C, NP700Z5C, NP700Z7C e NP900X4C.

O código que causa o erro está no próprio kernel do Linux, afetando diversas distribuições. Especificamente, o código está presente em um trecho executado apenas em notebooks da Samsung. Um utilizador do Ubuntu relatou o erro em agosto de 2012, mas uma correção só foi distribuída na metade de janeiro.

O notebook consegue iniciar o Linux normalmente usando o módulo de compatibilidade com BIOS (método tradicional de interação entre hardware e o sistema operacional). Com o uso do UEFI, um problema ainda indeterminado “bricka” os notebooks da Samsung.

Para evitar ativar a falha e danificar o notebook, os desenvolvedores do Ubuntu recomendam o uso da imagem diária do sistema, que já inclui um código que pula o trecho que causa a falha nos notebooks.

A Samsung ainda estaria trabalhando em uma atualização de firmware para seu chip UEFI para eliminar o erro.

O problema não foi confirmado em computadores e placas-mãe de outras marcas.

Anúncios

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s