Em estilo diferente de fraude, e-mail solicita diretamente dados da vítima. (Foto: Reprodução)

Em estilo diferente de fraude, e-mail solicita diretamente dados da vítima. (Foto: Reprodução)

Um e-mail fraudulento prometendo o recrutamento de novos funcionários para diversas vagas da Petrobrás está circulando na internet. Para participar da suposta seleção, o texto solicita o envio do currículo das vítimas, além de uma cópia da identidade e do CPF — dados que seriam usados pelos criminosos. A mensagem informa um endereço de e-mail sem qualquer vínculo com a estatal.

Para garantir o envio dos documentos, o spam contém uma observação avisando que e-mails sem as cópias do RG e CPF serão “descartados”.

A fim de atrair mais vítimas, os criminosos usam de altos salários – de três a quase vinte mil reais — para quem for “selecionado”. O número de vagas também chama a atenção, levando a crer que as chances de obter o emprego são maiores.

A Petrobrás divulgou uma nota declarando que o e-mail é uma fraude, e informando que as convocações ou pesquisas são feitas por via postal, com aviso de recebimento. Assim como a Petrobrás, a maioria das grandes empresas e bancos evita a comunicação através de e-mail, facilitando a identificação dos golpes por meio do usuário.

O conteúdo desse tipo de mensagem deve ser cuidadosamente considerado e checado junto à empresa antes de dados serem fornecidos por qualquer meio. Não confie em endereços de e-mail, telefones e outras informações que chegam por essas mensagens. Em vez disso, procure essas informações em outras fontes na web para confirmar a veracidade da mensagem de outra forma.

Anúncios

Escrito por Giovane Martins

Acadêmico de Filosofia - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo membro do grupo de pesquisas Filosofia e Interdisciplinaridade, sob a orientação do prof. Dr. Agemir Bavaresco. Realiza pesquisas nos seguintes temas: Opinião Pública, Democracia e Representação Política. É pesquisador do Centro de Estudos em Filosofia Americana (CEFA), sob a orientação do prof. Dr. Paulo Ghiraldelli Jr., participando do grupo de pesquisa Filosofia e Subjetividade, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), trabalhando com o tema da teoria das esferas do filósofo alemão Peter Sloterdijk. Membro do GT da ANPOF "Semiótica e Pragmatismo" e membro associado da The Richard Rorty Society. Site pessoal: http://www.giovanemartins.com.br/

2 Comments

  1. Mas @globomail é forçado hehe

    Curtir

    Responder

  2. Caramba, esse é novo! :D

    Muita gente deve cair nesse ai…

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s