
Em estilo diferente de fraude, e-mail solicita diretamente dados da vítima. (Foto: Reprodução)
Um e-mail fraudulento prometendo o recrutamento de novos funcionários para diversas vagas da Petrobrás está circulando na internet. Para participar da suposta seleção, o texto solicita o envio do currículo das vítimas, além de uma cópia da identidade e do CPF — dados que seriam usados pelos criminosos. A mensagem informa um endereço de e-mail sem qualquer vínculo com a estatal.
Para garantir o envio dos documentos, o spam contém uma observação avisando que e-mails sem as cópias do RG e CPF serão “descartados”.
A fim de atrair mais vítimas, os criminosos usam de altos salários – de três a quase vinte mil reais — para quem for “selecionado”. O número de vagas também chama a atenção, levando a crer que as chances de obter o emprego são maiores.
A Petrobrás divulgou uma nota declarando que o e-mail é uma fraude, e informando que as convocações ou pesquisas são feitas por via postal, com aviso de recebimento. Assim como a Petrobrás, a maioria das grandes empresas e bancos evita a comunicação através de e-mail, facilitando a identificação dos golpes por meio do usuário.
O conteúdo desse tipo de mensagem deve ser cuidadosamente considerado e checado junto à empresa antes de dados serem fornecidos por qualquer meio. Não confie em endereços de e-mail, telefones e outras informações que chegam por essas mensagens. Em vez disso, procure essas informações em outras fontes na web para confirmar a veracidade da mensagem de outra forma.
Mas @globomail é forçado hehe
CurtirCurtir
Caramba, esse é novo! :D
Muita gente deve cair nesse ai…
CurtirCurtir