Página de solicitação de memorial no Facebook. (Reprodução)

Página de solicitação de memorial no Facebook. (Reprodução)

Dias atrás recebi o aviso do Facebook para parabenizar uma amiga que fazia aniversário, e foi o que fiz. Deixei um recado no mural dela desejando felicidades. Pouco tempo depois recebi uma mensagem privada de um amigo dela me informando que ela havia falecido. Foi chocante.

Essa minha amiga era uma pessoa sozinha, sem filhos e sem parentes vivos. O fato de sua conta no Facebook continuar ativa nem foi o pior, mas receber sugestões de interações com ela a partir dessa data se tornou um tanto constrangedor, pra dizer o mínimo.

Depois disso fiquei curiosa em saber o que acontece com a “presença” on-line de alguém que já não está mais por aqui.

Em serviços pagos é fácil: a falta de pagamento encerra a conta. Assim sites com domínio próprio são retirados do ar, em média, 60 dias após o vencimento da mensalidade.

No caso de e-mails do Gmail, Hotmail, Yahoo, etc., a conta é desativada após um período de nove meses de inatividade. Uma conta do Twitter é considerada inativa se deixar de ser usada por mais de 6 meses, e será deletada, segundo o site do Twitter, “após um longo período de inatividade”. Esta também é a maneira como o Instagram informa o prazo para remover a conta de um usuário que não a está usando.

Esses serviços todos são, digamos assim, “passivos”. Só se notifica a atividade de um usuário quando ele realmente a executou, diferentemente do Facebook. O Facebook executa diversas ações à revelia do usuário. Assim ele pede a seus amigos que o parabenizem no dia do seu aniversário, sugere que pessoas lhe adicionem como amigo, além de promover páginas e serviços usando seu nome nos históricos patrocinados. Não interessa se você “curtiu” essa página ontem ou há um ano, o Facebook usa essa informação pra promover esses produtos e serviços no mural dos seus amigos.

Portanto se alguém não tem a senha da conta da pessoa para efetuar a exclusão, como no caso de minha amiga, o perfil permanecerá interagindo com seus amigos como se a pessoa ainda estivesse viva.

O Facebook teve que lidar com esse problema, até porque alguns parentes preferem não excluir as contas para poder, de alguma forma, “matar as saudades” da pessoa. Há quem até use o espaço para desabafar sobre sua tristeza e sua saudade como se estivesse conversando novamente com a pessoa.

Diante disso o Facebook criou um novo tipo de conta – o Memorial. Perfis transformados em Memorial não são mais acessíveis através do mecanismo de busca. Estão visíveis apenas para quem já era amigo da pessoa. Este usuário não aparecerá mais nas sugestões de amizade ou nos links patrocinados. Também não será mais possível marcar o usuário em fotos ou publicações. Todos os aplicativos associados a um perfil transformado em Memorial deixarão de publicar atualizações automáticas de status.

O Facebook atingiu a marca de 1 bilhão de usuários em outubro de 2012. Estima-se que cerca de três milhões de usuários do Facebook morreram no ano passado e que 300 mil novas contas são criadas a cada ano. Ou seja, o Facebook está de novo batendo recordes de usuários e assumindo o posto do maior cemitério virtual.

Para transformar um perfil do Facebook em Memorial basta preencher o formulário de solicitação de memorial.

Anúncios

Escrito por Luciana

Designer

3 Comments

  1. e como coloca-se este perfil como memorial? é automático?depois de xtempo sem acesso ele se transforma em memorial?

    Curtir

    Responder

    1. Pois é, acabou ficando incompleto.

      Do pouco que já vi, se a pessoa marcou “amigos” como da família, esses podem informar a morte e solicitar a transformação do perfil.

      No help do facebook tem detalhes a respeito.

      Curtir

      Responder

  2. Parabéns pelo texto!

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s