Diversos sites de download na internet, que catalogam programas para eles serem encontrados mais facilmente, estão adotando uma prática que não contribui com os internautas: o uso de “instaladores” personalizados. Esses instaladores colocam no computador, além do software escolhido, outros aplicativos de terceiros – frequentemente indesejados.

O Baixaki, maior site de downloads do Brasil, também está distribuindo seu próprio “instalador”. O botão para usar o instalador fica em destaque na página de download dos programas: “clique para baixar” e abaixo, em fonte menor, “com instalador Baixaki”.

Download do Skype no Baixaki. Botão em destaque leva para instalador. (Reprodução)

Download do Skype no Baixaki. Botão em destaque leva para instalador. (Reprodução)

O Superdownloads, que também pertence à No Zebra Network (NZN), dona do Baixaki, usa um “instalador Superdownloads” da mesma forma. Outros grandes sites de download, como o Download.com, fazem uso do mesmo recurso (CNET Secure Download).

Riscos

Os instaladores são oferecidos ao internauta como forma de garantir um download seguro, fácil e livre de vírus e spywares. Na prática, o que acontece é o contrário.

Além do programa escolhido, o instalador copia para o computador softwares indesejados, como barras de ferramentas de navegadores, que também alteram a página inicial e o motor de busca no navegador. O objetivo desses softwares é monitorar a navegação (espioná-la) e fornecer anúncios publicitários direcionados.

Instalador Baixaki oferecendo DealPly.

Instalador Baixaki oferecendo DealPly.

Muitos programas são patrocinados por programas desse tipo. A diferença entre o patrocínio de um software e o instalador de um site de downloads é que o ganho com esses softwares patrocinados do instalador não serão repassados ao desenvolvedor do software. O usuário também tem a opção de baixar o programa diretamente do site do desenvolvedor, sem o software adicional imposto pelo site de download.

Ou seja, não há ganho nenhum para o internauta no uso dos instaladores.

Recomendação

Imagem fornecida pelo Baixaki para destacar link direto. (NZN)

Imagem fornecida pelo Baixaki para destacar link direto. (NZN)

Os sites brasileiros Superdownloads e Baixaki oferecem a opção de baixar o programa sem o instalador. O link está logo abaixo do botão maior. Alguns softwares (como a maioria dos antivírus) são oferecidos livres do instalador. A Linha Defensiva conversou com responsáveis pelo Baixaki, que solicitaram destaque a esta possibilidade.

Em outros sites pode ser mais difícil localizar o link para fazer o download sem o instalador. Nesse caso, recomenda-se consultar diretamente o site do desenvolvedor.

Softwares instalados

A instalação de softwares de terceiros nos instaladores obedece regras que não são de conhecimento da Linha Defensiva. Por esse motivo, não é possível listar os softwares que são instalados por esses serviços.

É importante lembrar também que, além dos instaladores dos sites de downloads, os próprios softwares também colocam softwares de pouca utilidade no PC. Se a instalação for realizada sem a devida atenção, pode não ser possível distinguir o que foi instalado pelo site e o que foi instalado pelo próprio software. Em vários testes da Linha Defensiva, o instalador Baixaki não ofereceu nenhum software de terceiros.

Independentemente do software instalado ou da origem, da Linha Defensiva recomenda sempre atenção em todas as telas do instalador para certificar que nenhum software indesejado acabe se alojando no sistema.

Leia mais

Escrito por Altieres Rohr

Jornalista e tradutor. Editor dos sites Linha Defensiva e Garagem 42 e colunista de Segurança Digital no portal G1 da Rede Globo.

62 comentários

  1. Paulo_Cesar_72 25/03/2013 às 17:56

    comigo aconteceu mais de uma vez uma coisa pior: eu desmarco a opção de instalar o software de terceiros e o programa de instalação o instala mesmo assim! Um absurdo.

    Curtir

    Responder

    1. Jerry Wendel 24/01/2014 às 02:15

      pra mim isso é coisa de bandido. pois só engana a gente

      Curtir

      Responder

  2. Também percebi isso há um certo e tempo, e achei uma baita de uma sacagem com os consumdores online, porque a grande maioria não tem conhecimento de que programas de terceiros estão sendo instalados em suas máquinas e mais, são programas que só trazem malefícios para a máquina, como lentidão, propagandas inúteis etc.

    Curtir

    Responder

  3. marcelo linhares 26/03/2013 às 08:11

    Ha uma vesão rescente do messenger plus live que voce pode baixar direto do desenvolvedor http://www.msgpluslive,net que é obrigatório aceitar pelo menos umas de três opções, buscador, pagina inicial ou toolbar; sem escolha o downloada nao avança. Só resta instalar o programa principal e depois desistalat o idesejado que voce ´literalmente é obrigado a instalar.

    Curtir

    Responder

  4. É verdade eu baixei um programa e acho que sem querer, instalei uma barra de ferramentas chamada BABYLON que me deu a maior dor de cabeça pois eu desinstalava a mesma e dava um tipo de erro e ela sempre voltava , além do fato de alterar a página inicial e vc não conseguir mudar a página.

    Curtir

    Responder

    1. já tive esse problema do babylon, que muda sua pagina inicial e sua pesquisa, é um absurdo site do próprio baixaki identificam o babylon como malware e disponibilizam esse software pelos seus instaladores, no meu caso fui obrigado pq não achava o software em nenhum lugar e não tinha a opção baixar sem instalador isso é decepcionante

      Curtir

      Responder

      1. Use o ADW Cleanner

        Curtir

    2. Roberto, esta barra de ferramentas e muitas outras voce pode destruir com um programinha chamado Adw Cleanner… tenha sempre ele na sua cabeceira…

      Curtir

      Responder

  5. Pessoal, eu também estou passando por isso. Meu computador está cheio de propagandas, lento e desliga sozinho. Descobri um PUP:Win32:MalO6-EI[Eryp], removi para quarentena mas nada adiantou. Estou procurando uma solução para o problema, mas diante dessas notícias fiquei com medo de baixar alguma para resolver meu problema. Por favor! Se alguém puder me ajudar serei eternamente grata.

    Curtir

    Responder

    1. A melhor maneira e formatar o PC, isto porque existe muitos lixo que você não tem conhecimento.

      Curtir

      Responder

    2. Isto aí pode ser removido com o programa Malwarebytes anti malwares, que é grátis… e com o Adw Cleanner

      Curtir

      Responder

  6. da ultima vez tive de restaurar o sistema pq intalou um programa que travou meu pc.

    Curtir

    Responder

  7. isso e ruim depois tem qu ficar tirando .

    Curtir

    Responder

  8. Tá osso! Quando não tinha isso era bem melhor, fico imaginando o tanto de usuários leigos que baixam com o instalador e incluem vários aplicativos espiões em seus computadores.
    Critiquei o Baixaki assim que eles começaram com isso, e fui retrucado por um moderador ou admin do site, não lembro muito bem, segundo ele era livre de riscos e etc..

    Logo percebi que com certeza eles estão ganhando uma boa grana com isso, e acredito que faltou expor isso nesse artigo, com certeza por trás de tudo isso, tem uma indústria que paga por nossos dados.

    Abraços!

    Curtir

    Responder

    1. com toda certeza amigo

      Curtir

      Responder

  9. abreu tricolor 29/04/2013 às 21:00

    Comigo aconteceu várias vezes eu tentava baixar um determinado aplicativo ou programa, quando cricava no botão de download, o site me direcionava para outros aplicativos e programas suspeitos e me tentando vender outros produtos, Eles tentam de toda forma
    enganar os usuários para poderem se beneficar. Sugiro a todos que tenham cautela quando forem baixar algum programa ou aplicativo, procurem informações sobre o site que está fornecendo os serviços. Valeu até mais. Unidos venceremos. Ok.

    Curtir

    Responder

  10. Temos que boicotar este tipo de prática para que ela deixe de existir!! NÃO USE sites que espalham software indesejáveis por meio de instaladores personalizados. Mesmo que haja outra opção, isso dá popularidade ao site que acabará ganhando acessos de usuários comuns que acabarão caindo no “golpe”. NÃO APOIE!

    Curtir

    Responder

  11. Luis_Fabiano 20/05/2013 às 02:22

    Esses instaladores geralmente tem uma caixa para marcar “instalação recomendada ou instalação avançada ou para especialistas”, assim vai avançando e desmarcando os lixos que eles querem instalar junto com o programa principal.

    Curtir

    Responder

    1. mais a casos que não tem como desmarcar e casos que mesmo desmarcando esses softwares vem, no caso o ‘Search Conduit’

      Curtir

      Responder

  12. Daniel G. Batista 06/06/2013 às 21:48

    Esses programas são uma praga, todos os sites de download oferecem essas porcarias. Não basta ganharem dinheiro com as propagandas, tem que empurrar spyware e downloaders.
    Faz muito tempo que evito tais sites, buscando no site do desenvolvedor o programa que quero baixar, recomendo que todos façam o mesmo.

    Curtir

    Responder

  13. é foda isso, uma sacanagem do caramba ainda tem softwares baixados com o instalador que só são instalados se vc instalar outro software, já tive grandes dores de cabeça com isso que foi o caso do ‘V9’ ‘Babyllon’ ‘123halo’ ‘search conduit’ que detonaram meu pc, modificaram minha pagina inicial, minha pesquisa, conheço pessoas que não entendem muito de pc que tiveram que até formatar por causa disso

    Curtir

    Responder

    1. Para desabilitar essa porcaria dessa página do babylon searhco na nova aba, faça o sequinte :

      1. Digite about:config na barra de endereços
      2. Confirme a edição das configurações
      3. Na coluna Nome encontre as seguintes entradas :
      backup.old.browser,startup.homepage
      browser.newtab.url
      extensions.babylontoolbar_i.newtabURL
      Keyword.URL
      4. Para cada uma das entradas anteriores, selecione-a e com o botão diretiro escolha a opção “Restaurar Padrão”
      5. Feche a aba da edição.
      6. Pronto. A sua nova página estará em branco como antes

      Curtir

      Responder

  14. Este comentário é a pura verdade, baixei um programa para copiar alguma coisa no YuoTube no superdownload e o maldito instalou cinco software que me deu um trabalhão para desinstalar, mesmo assim não consegui desinstalar a maldita barra portaldosites continua no navegador Internet Explorer, estou usando o chrome. Por conta de alguma micharia esse caras se vendem.

    Curtir

    Responder

  15. Engraçado, nunca tive esse problema e nem me preocupo com isso. Solução simples: uso Linux.

    Curtir

    Responder

  16. Everson Machado 27/06/2013 às 11:41

    Para Equipe do L.D.: no inicio da nota onde comentam “logo abaixo do botão em destaque para fazer o download” na verdade o texto é “ou baixe SEM o instalador do Baixaki”. #FicaDica

    Curtir

    Responder

  17. No meu caso um download instala tudo quanto é LIXO no PC menos o programa desejado. QUE PALHAÇADA.
    Um tal de “webcake'” que instala bilhões de propagandas no PC podeser removido no painel de controle.

    Curtir

    Responder

  18. aja saco pra ficar desistalando esta p

    dealply?

    Curtir

    Responder

  19. Fui instalar uma fonte no Ultradownloads e instalou uma penca de programa, por mais que eu desmarcava a seleção. Agora sempre tem uma extensão que nunca quer sair e quando abro o Chrome abre direto em uma página chamada Portaldossites.

    Curtir

    Responder

  20. Kelcey Melo 30/10/2013 às 12:59

    E o melhor de tudo, se vc deixa algum comentário sobre o mesmo na página do Baixaki, invariavelmente ele será ignorado e excluído pela moderação do site.

    Curtir

    Responder

  21. Oxe, como é que fazem uma matéria dessas (muito boa por sinal), e permitem que apareçam banners do PSafe na lateral da página???? É para exemplificar????

    Curtir

    Responder

  22. Wesley Ornelas 19/12/2013 às 21:40

    Sempre desconfiei do Baixaki.

    Curtir

    Responder

  23. Esse baixaaqui é o pior de todos, ele simplesmente infecta o PC com programas inúteis e de propagandas.,.. muda as páginas iniciais, e é dificil tirar… tá uma verdadeira invasão de adwares, virus, barras de ferramentas, e de pesquisas, e vários programas sem utilidade…
    para quem quer se livrar de barras de ferramentas, existe umn programa chamado ADW CLEANNER… ele é fera… e outra boa opção é usar o Avira, um ótimo antivirus…
    mas o melhor mesmo é não ficar baixando nada, pois a maioria dos programas da internet não servem para nada…
    a gente só precisa de

    1 compactador
    1 leitor de PDF
    1 Soft com planilha e editor de texto
    1 Java
    1 Visualizador e editor de imagens
    1 visualizador de Flash

    e mais nada , o resto é perda de tempo…

    Curtir

    Responder

  24. Recomendo que todos baixem softwares APENAS pelo site oficial dos mesmos.

    Curtir

    Responder

  25. Daniel Campos 10/03/2014 às 03:16

    Super verdade isso. A gente vai querendo um programa e quando vê já instalaram uns 10 que a gente nem sabe a procedência. :/

    Curtir

    Responder

  26. Parei de usar esses sites pois mesmo utilizando o link menor, o instalador mal intencionado vem igual!

    Curtir

    Responder

  27. Isso é única e exclusivamente para “enxertar” softwares patrocinados nos micros dos usuários desavisados… pior, há alguns dias minha esposa instalou uma barra de ferramenta que vem junto com esse instalador do Baixaqui e foi o bicho pra desinstalar a danada 100%… além disso, instalou um antivírus chinês que deu conflito com meu antivírus e com o spybot… pelo menos esse tinha desinstalador… resumindo, SACANAGEM e nada além disso!!!!

    Curtir

    Responder

  28. Antonio Caser 27/05/2014 às 21:49

    São verdadeiros lixos na internet essas pragas que chamam de aplicativos, ao invés deles estarem captando admiradores estão colecionando ódio.

    Curtir

    Responder

  29. Baixaki …nunca mais !

    Curtir

    Responder

  30. Esses sites deveriam ser denunciados!!!

    Curtir

    Responder

  31. Não dá para baixar nada do baixaki, no superdownload, nem no softonic. Mesmo optando para baixar sem o instalador, vem om monte de porcaria, uma delas é o baidu antivirus, bloqueou meu pendriver para gravação, não slava mais nada nele.

    Curtir

    Responder

  32. Gilmar Pacheco Rezende 11/03/2015 às 22:48

    Comprei um programa para a proteção de minha máquina, e fiz um teste bem exaustivo: Entrei no fantástico baixaki e instalei uns dez programas neste esquema. No primeiro ele instalou a merda do baidu programa escravizador e espião chinês. No segundo veio o HAO123 que faz o mesmo. No terceiro veio o tal do pcsafe que é a mesma merda do baidu, inclusive o fabricante. No quarto ele instalou uma joça que abre uma cacetada de janelas pop up no corpo do html visitado, fazendo propagandas insistentes, aproveitando vazios no documento ou sobrepondo o conteúdo do HTML. os outros cinco instalaram outras barras de ferramentas que eu ainda nunca tinha visto, a janela do navegador praticamente se fechou de tantas barras. Enquanto isso, a incidência de tarefas que rodam junto co o windows pulou de 18 para 86, e é claro que a máquina já estava se arrastando. Não aguentando a curiosidade, tentei instalar mais um, mas a máquina travou e eu não soube oque foi instalado. Quando reiniciei a máquina, para meu alívio, a virtualização do programa que comprei funcionou perfeitamente e minha máquina iniciou limpa e funcional como antes.E tem gente que acha o máximo entrar destas arapucas.

    Curtir

    Responder

    1. Gilmar vc pode nos indicar esse programa . GRato.

      Curtir

      Responder

  33. Humano Apenas 16/03/2015 às 16:36

    O baixaki tornou-se fonte de vírus e golpes. a NZN parece ter se associado a hackers. Meu computador esta infectado por intencional ato criminoso da NZN.
    No que depender de mim, baixaki, techmundo e nzn nunca mais.

    Curtir

    Responder

  34. Rafael Sanches 18/03/2015 às 23:16

    Por este motivo vou criar um site de downloads de programas para baixar sem esses instaladores automáticos, alguém ajuda? O que preciso para fazer o negócio legalmente sem problemas futuros com os donos dos programas.

    Curtir

    Responder

  35. Pedro Augusto 08/04/2015 às 21:06

    Já parei de ter esse problema com sites que disponibilizam download de programas. Alguns, além de ter seu instalador, colocam “programas surpresa” sem você perceber junto na instalação. Hoje em dia eu uso o PSafe Internet, e dentro dele tem uma loja de programas. Baixo direto de lá e todos eles são testados e sem nenhuma surpresa desagradável, como as barras de pesquisa que grudam nos navegadores e não saem mais.

    Curtir

    Responder

  36. Esses instaladores já são bloqueados por alguns antivírus, como o Bit Defender e o Panda, provavelmente por instalar esses programas indesejados no computador.

    Curtir

    Responder

  37. Segundo o Panda free Antivírus, esses instaladores contém o vírus cavalo de troia.

    Curtir

    Responder

  38. As pragas digitais evoluíram muito

    Curtir

    Responder

  39. Jefferson Monteiro Araujo 05/08/2015 às 10:31

    Mesmo depois de 2 anos do ultimo comentário ai isso não mudou nada, o lado bom é que eu ganho uma grana dos “leigos” que não sabem baixar os programas e executa esse instalador cheio de porcaria e desconfigura todo o pc, kkkkk.

    Curtir

    Responder

  40. Baixei o Super Tela com o instalador do Baixaki e o meu PC acabou infectado por um spyware. Tive que formatar o PC. O Baixaki é um site mal intencionado.

    Curtir

    Responder

  41. Leandro Giovitta 15/08/2015 às 22:31

    simples, procurem o programa no baixaki e baixem direto do site do desenvolvedor, boicotem esses sites lixos que só querem lucro e ferrar com o usuario

    Curtir

    Responder

  42. bom dia , “baixaki” simplesmente não se importa com os conteúdos que disponibiliza , ( abreviando: falo de programas que ao instalar podem trazer malwares, virus… enfim, sem falar nos programas que pedem para instalar simultaneamente … (mas esses dão para negar mesmo que seja chato entendesse que essas propagandas são o que mantem o site em “pé”)) e o mais engraçado é que filtram todos os comentários que possam vir a referenciar tais queixas … (sem darem qualquer resposta), o que significa que pessoas sem uma proteçao adequada no computador possam vir a ser prejudicadas …

    Curtir

    Responder

  43. William Fernando Lucio 27/08/2015 às 16:47

    isso aconteceu comigo também baixei um software pelo baixaki mesmo demarcando as caixas de terceiros o instalador instalou alguns software indesejaveis estou com a maior dór de cabeça para excluir eles do meu pc,ao meu ponto de vista acho isso anti etico empurrar essas porcarias se que vc queira falta de consideraçao com os internautas que buscam baixar seus software em sites seguro sempre baixei no baixaki e quando nao tinha essa porcaria de instaldor era bem melhor é um apena um site com tantas deversidades de software faz uma porcaria dessas.

    Curtir

    Responder

  44. 420IluminateConfirm420 06/09/2015 às 22:15

    Baixaki hipócritas de merda! Avisam para que nos prestemos atenção no instalador de tal programa pra evitar virus sendo que eles fazem o mesmo, cambada de fdp.

    Curtir

    Responder

  45. O Baixaki já foi uma das fontes mais seguras da internet para baixar coisas. Hoje, é valido
    a pesquisa no portal deles mas baixar programas lá é chato. Eles sempre estão mudando o formato do instalador para induzir as pessoas a baixa-lo. Não sei até quando essa prática incomoda é necessária para a sobrevivência da empresa visto que todo mundo usa bloqueadores de propaganda hoje e isso danifica a receita de alguns sites. Eu, sempre desligo o ABP no linhadefensiva e em sites que considero dignos de meu auxílio. O Baixaki era um deles, mas como eles estão investindo muito no atualizador eu estou começando a bloquear as propagandas deles. O que se precisa é educar as pessoas para desligarem o bloqueio de propagandas em sites como o linhadefensiva e aqueles que facilitam as práticas seguras de internet. Dessa forma estimula o aumento de sites assim. Tudo é uma questão de estimulo ou desestimulo.

    Curtir

    Responder

  46. Lord Dark Walkers 04/10/2016 às 02:28

    a 4 dias atrás baixei um programa no baixaki e ele veio infectado com o cerber ransomware, este começou a criptografar todo o meus sistema operacional inteiro, até não restar nada visível, apenas uma ordem de pagamento no valor de $ 500 dólares, e se não o fise-se todo o resto seria permanentemente apagado, este vírus pelo que eu pesquisei logo que apaguei eu mesmo todos os 7 discos rígidos da minha maquina, era de origem russa.

    AVISO: se querem que seu computador permaneça intacto e sem precisar comprar peças, nunca baixem arquivos pelo Baixaki, suspeitamos que este site esteja com o seu endereço ip de dns spoofado, ou seja o servidor foi alvo de ataque cracker do tipo Dos (Denial of Service) Ataque de negação de serviços, o verdadeiro endereço ip do Baixaki talvez esteja também comprometido pois até agora não voltou ao ar. Obs: o ip do servidor não e o mesmo de 8 anos atrás, o site provavelmente foi clonado. CUIDADO.

    Curtir

    Responder

  47. Lord Dark Walkers 04/10/2016 às 02:33

    Este vírus e um tipo de worms de rápida disseminação por todos os tipos de transmissão, ftp, e-mail, ele se utiliza vários tipos de extensão de arquivos para proliferar, ele pode matar literalmente seu computador.

    Curtir

    Responder

  48. Antonio Caser 31/10/2016 às 07:05

    NÃO baixem esses MALDITOS INSTALADORES destes sites, vai estragar seu windows. São LIXOS que oferecem e em muitos casos nem instala o que você queria, só os LIXOS DESSES PILANTRAS.

    Curtir

    Responder

  49. Antonio Caser 31/10/2016 às 07:09

    Desconecte de sua rede, quando baixarem um arquivo e vocês não sabem se é o MALDITO INSTALADOR ou o próprio aplicativo que procuram, antes de instalar desconecte sua rede, porque se for o instalador ele não conseguirá instalar.

    Curtir

    Responder

  50. Maior parte dos Windows “com defeito” que vejo por aí, que travam toda hora e não rodam nada, estão cheios de taskbars invasivas e outros lixos que vieram junto com programas do Baixaki. Lembrem-se, ao instalar um programa você dá permissão total para ele instalar o que quiser no computador e mudar todas as configurações possíveis. Tem que ter certeza que o instalador é bom antes de dar permissões de administrador.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.