Como é importante estar atento às mídias sociais hoje em dia! Não só a grande imprensa anda se pautando pelo que é publicado pelas pessoas e empresas em suas contas nas redes sociais, como os interessados podem rapidamente desfazer mal-entendidos e desmontar a publicidade negativa ao esclarecer as notícias incorretas. Isso, infelizmente, não impede que informações equivocadas ganhem destaque.
Vi um exemplo esta semana: a cantora Gal Costa em pouco tempo desfez o que poderia ter sido uma grande polêmica ao desmentir, através da sua conta no Twitter — @Gal Costa –, sua participação na feira do livro de Frankfurt.
Na manhã da terça-feira (16), o colunista Ancelmo Gois — @Ancelmocom — publicou uma nota em sua coluna do jornal impresso O Globo divulgando o cachê supostamente pedido pela cantora para a realização de um show na feira do livro de Frankfurt. Esse ano a feira é dedicada ao Brasil. O colunista cobrava não só o valor alto do cachê como a própria participação da cantora numa feira do Livro que teria como objetivo divulgar a literatura brasileira.
O escritor Paulo Coelho — @paulocoelho — em seguida divulgou a nota em seu Twitter dando ênfase ao por quê da participação da cantora em detrimento a ausência de outros escritores.
Gal Costa rapidamente respondeu esclarecendo que nem sequer irá à Alemanha em sua turnê pela Europa.
Este é só um exemplo de uma situação que tem se tornado corriqueira. Notas equivocadas e seus desmentidos. Fica a questão: na pressa para divulgar as notícias, os jornalistas de hoje estariam se esquecendo de um conceito básico do jornalismo — checar os fatos?
No caso, não acredito que houve um erro, mas a tentativa deliberada de desmoralizar, confundir e enganar. Se estivéssemos falando de jornalismo sério, haveria uma nota de esclarecimento com as devidas desculpas. Não foi o que ocorreu.
No mais, concordo com Paulo Coelho. Temos bons escritores, brilhantes, porém desconhecidos por muitos brasileiros, que o mundo adoraria conhecer.
CurtirCurtir
Ficar atento e não sair repassando tudo o que aparece, é isso!
CurtirCurtir